BLOG

O que é a demolição?

Podemos definir demolição em um sentido reverso da palavra construção, quando definimos a palavra construir estamos levando em consideração alguma estrutura que será levantada seja ela edifício, casa, etc. Já a demolição tem como significado derrubar essa estrutura, ou melhor, destruí-la, contanto definimos como demolição a uma estrutura que existe, porém com o processo de demolir deixará de existir.

 

Um processo de demolição pode ser realizado de diversas formas, porém em edifícios ocorrem de uma maneira peculiar, pois em alguns casos o procedimento pode ser concretizado através de explosivos ou implosivos.

 

A demolição também é realizada quando uma estrutura pode desabar a qualquer momento devido as suas estruturas não transmitirem uma certa segurança, então um processo de demolição nesse caso é extremamente necessário.

Conheça os tipos de demolição:

Demolição Silenciosa 

Demolição realizada nos locais em que há necessidade de cautela com o volume auditivo, porque não poderemos ocasionar um desconforto, pois pessoas transitam por aquele lugar. Iremos citar  exemplos de lugares onde ocorre esses trabalhos, como: Hospitais, escolas e etc. As ferramentas que são utilizadas para esse trabalho são silenciosas, portanto definimos esse nome.

Demolição Contaminada

É realizada esta demolição quando tratamos de instalações antigas, porém também realizamos esses trabalhos na área de químicas industriais, o cuidado é extremo e com muita cautela nos serviços que serão realizados, inclusivamente na proteção de nossos funcionários que estão realizando o trabalho no local.

 

Demolição Manual

Para a realização dessa demolição não precisamos de máquinas com grande porte, isso ocorre devido a localização de onde vão ocorrer os trabalhos,  provavelmente não suporte o peso das máquinas

Demolição Mecanizada

Utilizamos essas demolições com obras de grande ou médio porte, que conseguimos realizar em estruturas metálicas, vigas e etc. Para a concretizar esse trabalho são necessárias máquinas de porte grande, exemplo: martelo pneumático, escavadeiras, guindastes e etc..

Demolição de Alto Risco

Realizamos esses trabalhos em ambientes de difícil acessibilidade, por exemplo alturas e  lugares que há pessoas circulando no local. Sabendo disso, a obra que realizamos no ambiente é com muita segurança e cuidado, orientando todos os funcionários sobre as medidas de proteção do local. Nesses trabalhos, a empresa costuma sempre levar a melhor equipe para a realização da obra.

Saiba os 5 principais aparelhos para a realização de um processo de demolição (máquinas e ferramentas manuais):

Máquinas

Escavadeira Hidráulica

É uma máquina responsável por realizar retirada de terras, cavar os aterros sanitários e também consegue fazer o mesmo procedimento para construções ou áreas de mineração. O seu sistema hidráulico que permite que este maquinário realize a força necessária para escavação.

Escavadeira Long Reach

Essa escavadeira contém uma lança considerada inteligente por conta do seu longo alcance, podendo atingir até 20 metros. Seu uso é específico para atividade onde a obra que será realizada é de difícil acesso, no quesito altura, profundidade de solo e etc, então a escavadeira long reach é essencial para essas ações.

Tesoura Sucateira 

Esse equipamento foi criado para auxiliar nos procedimentos com a sucata e serviços com a demolição. A ferramenta contém lâminas confeccionadas, materiais nobres, produtos químicos e tratamento térmico.

Ferramentas Manuais

Martelo Elétrico

Esse martelo é constituído para realizar procedimentos na área da demolição, como: retirada de pisos de concreto, sapatas, vigas, lajes e etc. Uma vantagem dessa ferramenta é que ela é útil para a realização desses trabalhos e precisa de apenas uma tomada para o seu uso. 

Rompedor Hidráulico

Esse maquinário mais conhecido como rompedor hidráulico é um equipamento muito utilizado na perfuração, demolição e compactação e eles funcionam geralmente pela ação do ar comprimido, este ar contém muitas substâncias não inflamáveis e compostos por gases atmosféricos. Esse Rompedor é bem equilibrado, sem parafusos externos e com peças salientes onde conseguem entrar em contato diretamente com o operador do maquinário.