BLOG

Entenda qual a importância da segurança do trabalho:

Na construção civil existem diversas atividades que querendo ou não exige certa cautela na hora de realizá-las, por isso de uma empresa que presta serviços neste ramo, deve estar ciente sobre a importância da segurança do trabalho para que acidentes com a equipe ou com o local sejam evitados. No entanto, como a empresa pode trabalhar com essa questão de segurança do trabalho?

Essa resposta é simples, mas vamos responder no decorrer do artigo, portanto acompanhe tudo, pois hoje falaremos sobre a importância da segurança no trabalho.

O que é a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é tudo que a empresa presta em zelo de sua equipe, ou seja, fornecendo EPI (Equipamento de Proteção Individual), programando a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), esses são considerados alguns elementos que proporcionam a segurança do trabalho, obviamente isso tudo é de responsabilidade da empresa, a mesma contém a responsabilidade de fornecimento de todos derivados citados acima, portanto para que evitemos problemas maiores, é necessário planejamento em relação às atividades da SIPAT e também fornecimento das proteções individuais e coletivas do trabalhador.

Conheça as principais técnicas para a segurança do trabalho:

NR12

Os funcionários precisam estar orientados sobre todos os cumprimentos com relação a NR12 para que assim consigamos prevenir os acidentes e proporcionar a segurança do trabalho, pois em caso de danos físicos aos trabalhadores consequentemente a empresa também é prejudicada moralmente, porque a mesma terá que lidar com os processo judiciais, com isso preserve sua empresa e a moralidade dos funcionários aplicando e os ensinando sobre todos os procedimentos de todas as normas técnicas não apenas a NR12.

A NR12 também relata a respeito da segurança dos maquinários e equipamentos presentes no canteiro de obras. Essa norma adota medidas de proteção garantindo então a integridade do servidor e isso acaba impedindo o processo de fabricação, comercialização, importação, exposição, repasse a qualquer indivíduo quando ocorre a transição de execução com a utilização de maquinários e equipamentos. Contudo, precisamos ressaltar que nem todas as máquinas e equipamentos são aplicados à NR12, para que elas façam parte desse regulamento precisam ser impulsionadas ou movidas por força animal, humana ou motora.

EPI

O EPI são os materiais utilizados pelos integrantes da companhia para a sua proteção na elaboração dos serviços.

A utilização desse equipamento é obrigação de todos pertencentes à empresa, pois seu uso evita qualquer risco de incidentes que comprometa a sua saúde, quando os materiais não são devidamente utilizados pelos funcionários, há uma grande chance de ocorrer um acidente provocado pela desobediência do indivíduo, outra coisa que pode ocasionar é o mesmo adquirir uma doença decorrente ao mau uso do EPI.

A função de todas as empresas é orientar os funcionários sobre a utilização correta de todos os equipamentos de proteção individual, para isso é necessário fornecer cursos de segurança do trabalho, elaborar uma CIPA anualmente em sua empresa e etc. Com isso todos os funcionários seriam salientados sobre as medidas de prevenção da empresa.

SIPAT 

A SIPAT é organizada por toda empresa que contém uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), essa comissão tem como função elaborar uma semana de atividades especiais na empresa, como forma de conscientização entre os funcionários sobre os procedimentos de segurança do trabalho na realização dos serviços.

Para que todos os funcionários consiga produzir suas tarefas no seu dia-a-dia, a SIPAT tem como objetivo demonstrar todos esses procedimentos passo a passo para que não haja erros na elaboração do serviço, portanto nessa semana especial os integrantes da comissão deve mostrar através das legislações e as normas de segurança como praticá las as atividades.

Toda empresa que preserva o zelo do funcionário e tem como primordial cuidar da saúde do mesmo, sabe da importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, então como vimos em nossa introdução sobre a SIPAT, ela é a melhor maneira para que uma empresa evite acidentes na realização dos seus serviços.