BLOG

A importância da terraplanagem em São Paulo

Infelizmente durante diversas obras de terraplanagem em São Paulo, defeitos técnicos elementares de projeto e construção levaram à ocorrência generalizada e intensa de processos erosivos, com consequências financeiros e patrimoniais catastróficas para as empresas que se instalam nesse terreno, e  consequentemente, para o assoreamento dos drenos e de toda a região em volta dos projetos por lá construídos.

Diversas matérias acusam a erosão do solo como principal causa de catástrofes a fim de encobrir empresas incompetentes que fizeram parte da terraplanagem do local. Tais problemas ocorrem frequentemente com todos os tipos de trabalhos de construção. Quer se trate de habitação, comércio, rua, grande ou pequeno. Tudo indica que não se trata apenas de incompetência apenas das empresas, mas também de cunho cultural onde quer se omitir a verdade por trás de cada tragédia.

É necessário uma operação técnica de extrema importância de forma prudente para realizar a terraplanagem em São Paulo, geralmente sob o comando absoluto de uma empresa apta, certificações e profissionais qualificados. No clima tropical brasileiro, solos profundos e chuvas intensas não permitem desleixo técnico que acabam levando a consequências desastrosas.  Para se ter uma ideia da magnitude da calamidade geológica e geotécnica, basta levar em conta que na região metropolitana de São Paulo, aproximadamente 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos são liberados a cada ano pela erosão.

Terraplanagem e suas exigências

Como pudemos ver acima, a região de São Paulo exige cuidados de extrema importância para evitar catástrofes de magnitudes enormes e para isso temos que respeitar todas as etapas da terraplanagem. Sendo assim, irei listar abaixo todos os passos necessários para que a terraplanagem em São Paulo seja bem feita.

Análise técnica e profissional

Para início de tudo, precisamos de uma empresa competente e especializada para fazer a análise completa do terreno, pois assim será declarado todas as etapas que a terra precisará ser tratada e dar início ao projeto de terraplanagem em São Paulo:

Listar as técnicas necessárias para terraplanagem do local

São diversas técnicas, mas nem sempre todas são utilizadas e é por isso que temos que obter a avaliação anteriormente feita por um profissional. Segue as técnicas abaixo:

  • Demolição: Mais comum dentre todas, processo de tombamento de antigas construções para abrir espaço às novas.
  • Drenagem: Remoção de água do terreno.
  • Aterramento: Processo de adição de terra em um local.
  • Escavação: Processo que faz a retirada de terra de um local.
  • Compactação do solo: É um dos últimos processo do estágio de terraplanagem, pois ele serve para compactar o terreno.

Listar o maquinário necessário

Além de ser necessário escolher o maquinário de acordo com as técnicas que serão utilizadas, também tem que ser pensado nos arredores do terreno, pois podem existir outras construções muito próximas, o terreno pode ser instável ou até mesmo estreito.

Obter uma licitação

Após ter seu projeto inteiro definido é necessário obter uma licitação com os órgãos municipais, estaduais e federais que vão permitir o início das obras de acordo com as normas.

 

Como identificar uma boa empresa?

Agora que sabemos todas as exigências necessárias para tornar seu projeto mais seguro, basta identificar e contratar uma boa empresa para tirar seu projeto do papel.

Independência

É necessário que uma boa empresa cuide de todo o processo para dar andamento ao seu projeto, ou seja, seja responsável pelos equipamentos sendo eles próprios ou alugados, compra de materiais, descarte correto dos entulhos e tratamento correto com a água utilizada

Histórico de trabalhos

Avaliar todos os projetos que essa empresa já participou, seja de terraplanagem em São Paulo ou de alguma outra localidade. Verificar se algum deles já sofreu qualquer tipo de problema e se caso tenha sofrido, seja de fato culpa por outro fator que não seja a empresa, avaliar quem foram os clientes dessa empresa, avaliar todas as certificações seja de funcionários ou do próprio CNPJ.

 

Demolidora FBI realiza terraplanagem em São Paulo

Tendo clientes como “Votorantim”, “Globo”, “Bradesco” entre muitos outros grandes nomes, a Demolidora FBI está a mais de 29 anos levando a verdadeira segurança e profissionalismo para realização de terraplanagem em São Paulo. Conta também com um excelente trabalho sustentável com aprovação da “GBC Brasil” para um futuro sustentável.

A Demolidora FBI fica em Cotia/SP, no endereço Rua Adib Auada, 35 – Sala 04 – Bloco A | Cond. Prime Office Park | Granja Viana | CEP 06710-700
E para entrar em contato com eles é muito simples, basta acessar seu site, enviar um email ou ligar em seu telefone.