BLOG

Britagem

Apresentando uma variedade de tipos, a britagem é usada como agregado para a produção de concreto. Sabe-se que o concreto é um dos materiais mais utilizados em construções e extremamente necessário em todo o projeto.

No entanto, a britagem tem sua via na reciclagem de materiais civis resultante do processo de demolição, visando a fragmentação em granulometrias para produção de material agregado, que podem ser usados como sub-base de pavimentação, leitos e subleitos, e, inclusive areia de mistura.

 Britagem: Como funciona

BRITADOR MOVEL

Como dito anteriormente, a britagem é o primeiro processo do sistema de fragmentação e está muito presente em serviços de demolição e, também, na cominuição de minérios. Entre os diferentes tipos de máquina de britagem, pode-se encontrar: o britador móvel e o imóvel.

Porém, os detalhes sobre esses dois tipos de máquinas serão revelados no decorrer do artigo. Para saber mais, acompanhe o processo de britagem.

Processo de britagem

Para realizar a britagem é necessário passar por algumas etapas até chegar ao resultado final. Então para saber mais, confira as etapas.

1 º Etapa: Demolição

Como de costume, para se chegar na etapa que de fato será colocado em prática o funcionamento da máquina de britagem, outros processos precisam ser realizados. Na demolição, edificações são demolidas, e a método de demolição será analisado e definido pela equipe.

Após isso, com os detritos decorrentes da demolição, os materiais estarão prontos para o processo de fragmentação, segunda etapa do processo de britagem.

2 º Etapa: Segregação e Fragmentação

Depois de extrair os materiais, o processo de fragmentos e segregação é iniciado. A missão da equipe vai ser analisar os materiais fragmentados e, a partir daí, determinar se há objetos maiores que precisarão de uma segunda fragmentação.

Além disso, essa etapa é muito importante por causa da retirada de ferrugens que ficam contida nos objetos fragmentados. Sendo assim, a equipe precisa está preparada para possíveis problemáticas.

3 º Etapa: Abastecimento do Britador

Após a segunda etapa, todos os recursos provenientes da segregação e fragmentação são encaminhados para o abastecimento do britador. É nesta etapa que os britadores entram em ação. Eles realizam o processo de britagem com os resíduos adquiridos a partir do processo de fragmentação.

4 º Etapa: Peneiramento

Com as informações reveladas anteriormente, fica bem mais claro o objetivo e a função do processo de britagem vale penha. Todo esse procedimento gera britas que podem ser utilizadas em construções.  E com uma boa análise e uma equipe preparada, todas as etapas podem ser concluídas com mais agilidade e precisão.

Então, na etapa de peneiramento, é feita a seleção dos resíduos, onde consegue-se diferenciar e classificar as britas de acordo com o seu tamanho. Sendo assim, o objetivo desta etapa é segregar o material britado de acordo com sua granulometria.

Maquinas de britagem

As máquinas de britagem são equipamentos essenciais para realizar o processo. Dentro os diferentes tipos de máquinas de britagem, encontram-se as máquinas imóveis, esses são dispostas em usinas de britagem. E também há as máquinas móveis, elas podem se transportar com facilidade para locais de produção. Assim, sendo uma medida cabível para a sustentabilidade.

Pois, com as máquinas móveis, a utilização de caminhões são dispensáveis, reduzindo a emissão de CO2 no meio ambiente. Ademais, tem-se no mercado, acessórios de peneiramento dos materiais provenientes da britagem. Tendo o papel de segregar os resíduos por granulometria.

Além disso, existem acopladores como o pulverizador e a concha britadora, usada para prevê materiais mais espessos e, também, pode ser utilizada com sub bases.

Portanto, o processo de britagem de material civil, com a dinâmica sustentável, é aplicado em todos os tipos de metodologias, com exceção da demolição contaminada, que necessita de um descarte especial para materiais CLASSE D (CONAMA 307).

É importante salientar que em casos de implosões, demolições mecanizadas, demolições manuais e desconstruções, o resíduo resultante do processo de britagem pode ser reutilizando, o que agregará valor para a comercialização, pela logística reversa.

Com este conteúdo, as dúvidas sobre britagem, com certeza, ficaram mais claras.  Lembre-se que é muito importante confiar em empresas preparadas para esse tipo de procedimento. Pois, como dito anteriormente, o bom planejamento e profissionalismo são peças chaves para realizar um ótimo serviço!