BLOG

Caminhão comboio: Veja tudo sobre esse automóvel tão utilizado na construção civil

Quando o assunto é construção civil, sabemos que para a sua realização é necessário a utilização de vários elementos, pois esses materiais vão auxiliar nas concretizações desse serviço. O avanço tecnológico foi algo muito benéfico para as empresas de construção civil, obras que em décadas passadas levavam um grande período para a sua finalização, hoje em questão de alguns meses a obra pode ser finalizada, tudo isso é permitido graças ao grandes maquinários, automóveis, ferramentas, todos considerados elementos que facilitam o decorrer dos trabalhos no canteiro de obras. Por isso fique atento ao artigo de hoje, pois abordaremos tudo sobre um automóvel muito conhecido na construção civil, vulgo o caminhão comboio, fique atento!

O que é um comboio?

O caminhão comboio é um veículo que tem a sua especialidade na realização dos serviços de transporte de líquidos e inflamáveis, também tem utilidade e insumos essenciais como a água e o lubrificante. Seu objetivo é reduzir o tempo de resposta que um abastecimento através da lubrificação ou limpeza tradicional podem oferecer.

Entretanto, o caminhão comboio justamente por estar presente diante de um canteiro de obras, é preciso ter cautela em suas operações, para garantir a segurança de todos que ali estão presentes, pois o carregamento desses insumos é necessário extrema segurança e cuidado no seu deslocamento, evitando riscos e desperdícios. 

As situações adversas que podem ocorrer se o condutor não transportar os insumos do caminhão comboio com a segurança adequada, são explosões, contaminações, danos ambientais e também prejudica a saúde do condutor e os que estão presentes ao redor.

Por isso, fique atento às principais características do caminhão comboio, para que você consiga garantir a sua segurança e da equipe.

Principais sistemas de lubrificação do caminhão comboio:

Como vimos anteriormente, o caminhão comboio é um veículo considerado carregador de insumos que vão fazer o sistema de lubrificação em um canteiro de obras, no entanto quais são esses sistema, veremos a seguir:

Hidráulico 

O caminhão comboio por sistema hidráulico emprega bombas de engrenagens com motores de vazão com 40 L/minuto indo até 90L/minutos, sendo muito utilizado em obras de mineração e também infraestrutura.

Pressurizado

Já quando o assunto é o pressurizado ele abastece o local de duas formas: positiva e negativa.

Quando a pressão ocorre de forma positiva, o caminhão comboio é utilizado especificamente para abastecer as máquinas que estão no local. Já quando o efeito é negativo o mesmo serve para carregar óleos e graxas ou apenas reabastecer o caminhão.

Pneumático

E logo na último sistema do caminhão comboio está ele, o pneumático onde a sua propulsão é utilizada com uma bomba instalada nos tambores ou em seu reservatório que vai ser movida através do ar comprimido, a vazão transcorrente do sistema Pneumático é de 15 L/Min. Por isso é considerado um valor baixo para abastecer o grande número de equipamentos e máquinas presentes no canteiro. Para que o problema seja resolvido é utilizado a propulsão em forma de graça, pois o nível de vazão com esse elemento é considerado baixo, portanto os serviços são executados com precisão.

Conheça outros maquinários que também faz parte do canteiro de obras:

Caminhão Munck

É um maquinário de grande porte que compõe-se por um braço hidráulico de içamento, isso faz com que o caminhão consiga realizar procedimentos de descarregamento, remoção de máquinas e peças pesadas, transporte e etc, tudo isso em um curtas distâncias e grandes alturas. Como falado anteriormente, o Caminhão Munck pode ser encontrado em diversos modelos em referência a quantidade de carga que o mesmo pode suportar.

Motoniveladora

A motoniveladora é um tipo de trator bem pesado que é muito utilizado em obras da construção civil, esse equipamento tem se destacado cada vez mais no mercado devido a sua grande contribuição nos serviços de terraplanagem. Esta máquina tem como função o ajuste do greide no solo, com isso ele consegue adequar o local onde está sendo realizado o serviço, para que receba as novas instalações que vão concretizar a terraplanagem.