Certamente você já deve ter visto um Caminhão Munck, porém o que muitos não sabem é o que definiu esse nome para esse veículo tão essencial em uma construção civil. Vamos entender o porquê desse automóvel se chamar Caminhão Munk.
Munck S/A é uma empresa que fundou-se na década de 60 pelo norueguês Tore Albert Munck, o mesmo é fundador das marcas Guindauto e Munck. Esse estudioso foi responsável pelo desenvolvimento de guindastes, aparelhos hidráulicos que realizam movimentação, remoção de cargas e também o reboque.
O popular nome Caminhão Munck foi designado pelo fato deste veículo conter uma espécie de guindaste, denominado como chassi alongado que é utilizado para erguer ou movimentar as cargas presentes no local da obra.
Qual a funcionalidade do Caminhão Munck em um canteiro de obras?
A princípio antes de iniciarmos as obras, sempre é necessário ter o conhecimento de quais equipamentos, maquinários, ferramentas e veículos será preciso para a realização de um serviço.
Primeiro Passo
No primeiro passo, quando o assunto é Caminhão Munck em um canteiro de obras, é bom sabermos quais peças e equipamentos serão transportados por esse veículo para podermos utilizá-lo.
Segundo passo
A segunda dica para quando esse veículo entrar em ação, é calcular o peso que será colocado no guindauto, que especialistas indicam estar entre 20% ou 30% abaixo da média. Supomos que o Caminhão Munck suporta uma carga mínima de duas toneladas, então o peso que o Munck suportará é de 1,4 a 1,6 tonelada. Esse cálculo é a melhor maneira de garantir a segurança de todos aqueles que estão presentes na obra e também na estrada em que esse veículo transportará as cargas.
Terceiro Passo
Nesse passo o proprietário da obra deverá saber qual tipo de caminhão munck que deve ser utilizado, pois no cenário atual existem caminhões munck com cerca de 10 modelos diferentes de guindauto, a variação estão relacionadas com o peso exercido no mesmo que podem ser menores que 4 toneladas e os maiores com 25 toneladas.
Já o chassi alongado do Caminhão Munck pode variar de 10 a 30 metros de alcance em diferentes tipos de altura.
A indicação de muitos que atuam no ramo da construção civil é que os pesos mais favoráveis para atuar com o Caminhão Munck varia de 10 a 20 toneladas, isso torna esse maquinário mais versátil devido ao seu índice de procura.
Sobretudo vale ressaltar que onde o Caminhão Munck será utilizado para realizar suas operações, o local onde o mesmo se encontra deve conter uma superfície firme plana, pois esse veículo não contém pneus que consigam efetuar suas atividades em ambientes acidentados. Contudo podemos enfatizar que o uso do guindauto é somente para suspender os materiais no movimento vertical e não arrastá-los.
Saiba a diferença entre um Caminhão Munck e um Guindaste
O guindaste é uma ferramenta que tem utilidade em elevar ou movimentar os materiais e peças que estão em um canteiro de obras. Esse maquinário contém um mecanismo que é capaz de exercer movimentos com carga que vão muito além da capacidade humana. Esta ferramenta possui uma grande mobilidade e uma alta capacidade na realização das operações que são complexas, portanto devido a essas atividades que contém um grau elevado de dificuldade, o guindaste é um equipamento que precisa ser robusto e ágil.
Caminhão Munck
Por outro lado o veículo chamado de caminhão Munck, é um maquinário de grande porte que compõe-se por um braço hidráulico de içamento, isso faz com que o caminhão consiga realizar procedimentos de descarregamento, remoção de máquinas e peças pesadas, transporte e etc, tudo isso em um curtas distâncias e grandes alturas. Como falado anteriormente, o Caminhão Munck pode ser encontrado em diversos modelos em referência a quantidade de carga que o mesmo pode suportar.