BLOG

Como calcular o volume de escavação?

Antes de entendermos esse processo de como calcular o volume da escavação, vamos entender qual o conceito dessa palavra. 

A escavação é um processo de furos e valas de um solo, e seu objetivo é dar início a uma fundação de obra, nesse procedimento são utilizadas picaretas, enxadas, pás, escavadeiras e se preciso máquinas de grande porte.

A escavação é essencial e uma das principais tarefas durante a execução da obra ou reforma, sua aparição é fundamental para que a sustentabilidade e segurança das estruturas sejam mantidas. Vale ressaltar que o escavador ou funcionário que estará procedendo a obra deve ser extremamente profissional, pois a escavação exige muita atenção na sua execução, um procedimento mal realizado pode ocasionar prejuízos na sustentação onde foi concebida a atividade.

Após descobrirmos qual o conceito da palavra escavação, logo abaixo iremos abordar como calcular o volume desse procedimento.

Entenda como funciona a divisão de categoria do cálculo do volume de escavação

Para iniciar um processo de escavação é necessário identificarmos a classificação do material que será utilizado, este material pode conter três classificações em sequência, definimos eles como primeira, segunda e terceira categoria. Um fato importante para realizarmos o cálculo do volume de escavação, é considerarmos o seu empolamento que o material utilizado sofre ao fazer o processo de escavar, com isso conseguimos calcular o volume de transportação. Vamos entender como funcionam as classificações que dão sequência aos materiais.

Primeira categoria

O material de primeira categoria consegue entender como funciona os solos de modo geral, sejam eles residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com seu diâmetro inferior a 0,15m, independente da umidade apresentada no local esse processo de extrair é compatível com a utilização de rolo compactador ou a motoniveladora.

Segunda categoria

Entendemos que para a segunda categoria entram os materiais de resistência que fazem a desmontagem mecânica que são inferiores a uma rocha não alterada, onde sua extração procede por combinação de métodos onde obriga que o equipamento utilizado deve ser maior que o exigido no contrato, onde a escavação poderá ser executada com o uso de explosivos ou por processos manuais adequados. Nesta categoria estão incluídos os blocos de rocha com um volume inferior a 2m³ e o diâmetro médio gira em torno de 0,15 a 1,00m.

Terceira categoria

Esse define os materiais com uma maior resistência ao desmonte mecanizado, ele se engloba na mesma categoria que a segunda que citamos anteriormente, o que podemos mudar é o seguinte, que para realizarmos esse procedimento do cálculo do volume na categoria terceira, que eles só podem ser processados através dos explosivos.

Conheça a fórmula que utilizamos para esse cálculo

Vamos entender como utilizamos a fórmula para fazermos o cálculo de volume de escavação:

Dado um problema, onde precisamos descobrir o volume de terra que foi retirada, a topografia mediu com uma escavação de 20m³.

Aplicando a fórmula temos as seguintes informações:

Vs = Vc (1+E), que significa;

Vs – Volume de Terra Solta

Vc – Volume medido do corte

E – Empolamento

Para este cálculo iremos considerar que a terra é comum a 1m³, e sua taxa de empolamento com 10%. Para realizar a conta temos que transformar 10% em unidade decimal, logo:

Vs = 20 (1+0,10)

Vs = 20 x 1,10

Vs = 22m³

Teremos que o volume de terra soltado nessa escavação foi de 20m³ para 22m³, tendo um aumento de 2m³.

Para calcularmos o volume de contração, que acontece quando o volume final é menor do que o corte realizado. Consideramos que 1m³ de solo foi a medição do corte, logo ele contrai para 0,9m³ isso com o aterro compactado. Então para sabermos quanto de terra precisaremos para cortar e fazer um aterro com 20m3, onde consideramos a redução volumétrica com 5%, substituindo na segunda fórmula ficará:

Vc = Va/C, isso conclui-se:

Vc – Volume de terra medido no corte

Va- Volume compactado no aterro

C – Contração (se considerarmos volumétrica é de 5%, a contração é de 95%), substituindo na fórmula temos que considerar que 95% no sistema decimal é 0,95. Temos que:

Vc = 20/0,95

Vc = 21,05m³

Então definimos que para fazermos um aterro é necessário escavar 21,05m³ de terra medido no corte e transportar um volume de terra de 22m³.