BLOG

Como é feito o serviço de terraplanagem?

O serviço de terraplanagem deve ser solicitado tendo consciência sobre o que de fato é a terraplanagem. Pois já que é uma parte muito importante dentro da engenharia civil, e se trata da base do projeto inteiro, temos que levar com muita seriedade. Apesar de ter uma aparência simples, sua importância é tanta que depende inteiramente dela para que qualquer projeto seja desenvolvido, afinal sem uma base e solo estável e bem construído não tem como ser feito nada em cima.

O processo inteiro leva a remoção, realocação ou construção do solo para que assim evite instabilidade, defeitos ou problemas maiores até mesmo a queda de tudo que for construído acima do terreno desejado. Então é removido terra de terrenos mais altos e movidos para terrenos inferiores a fim de torná-lo estável e seguro.

Por conta disso, os custos de realização desse serviço chegam a ser quase tão caros quanto a própria construção feita em cima dele, isso devido ao grau de complexidade do processo e seus maquinários.

Para dar início ao serviço de terraplanagem não podemos esquecer dos equipamentos necessários, tais como as grandes máquinas, como tratores, escavadeiras, caminhões de transporte, carregadeira e assim por diante. Lembrando que além de equipamentos, é necessário o fundamental que é a licitação obtida através dos órgãos estaduais e federais para assim o serviço de terraplanagem ser iniciado.

Etapas da terraplanagem

Assim como qualquer outro trabalho ou projeto, o serviço de terraplanagem precisa enfrentar etapas até ser concluído. Alguns projetos precisam necessariamente passar por cada uma das etapas e outros apenas por algumas. Somente um profissional ou empresa especializada poderão dar total certeza das etapas necessárias para ocasião em questão.

Partindo do início, o profissional precisa avaliar o entorno da obra, se tem muitas construções que dificultem a obra, verificar se existem aterros sanitários por perto a fim de ver a necessidade de utilização de estacas mais profundas, verificar a dimensão e compactação da área para suportar maquinários grandes e enfim partir para a decisão de quais processos terão que ser feitos nessa área.

Processos de terraplanagem:

  • Escavação
  • Aterramento
  • Drenagem
  • Destocamento
  • Demolição
  • Compactação do solo

Após o profissional analisar quais os processos necessários para terraplanar o local, seguimos para a avaliação de quais maquinários serão exigidos para tais atividades e por fim começar o serviço de terraplanagem.

Preciso contratar uma empresa para realizar o serviço de terraplanagem?

A não ser que você leitor seja um profissional da área ou responsável por uma empresa especializada em terraplanagem, recomendamos sim a contratação de uma empresa. Acredito que queira saber o motivo da recomendação, então vamos lá.

A terraplanagem engana muita gente com sua aparência simples e fácil, e é aí que fica o grande erro. Muitas pessoas a fim de economizar, decidem optar por profissionais não qualificados ou por empresas de profissionalismo questionável e por conta dessa tomada de decisão, muitas tragédias já aconteceram como por exemplo deslizamento de terra, ocasionando queda das construções, pequenos deslizamentos de terra no subsolo, tornando a construção torta, dentre muitos outros acidentes piores que trazem risco a todas as pessoas, sejam elas empregados da obra até mesmo futuramente para as pessoas em torno da construção e pessoas dentro da área construída.

Como contratar uma empresa especializada

De tudo o que foi falado até o momento, finalmente chegamos ao que realmente é muito simples e fácil. Momento de chamar o seu profissional, mostrar o seu projeto e o melhor de tudo, poupar prejuízos com desperdício de dinheiro e o mais importante, se assegurar de que não ocorram tragédias para expor a sua vida e a de outras pessoas.

Se você está procurando uma empresa que vai analisar cada detalhe, tirar todas as suas dúvidas, te dar segurança sobre o serviço prestado e ainda cuidar perfeitamente dos entulhos gerados pela obra, então você pode ficar tranquilo para entrar em contato com a Demolidora FBI ou acessar seu site para maiores informações.

 

Prestando serviços de demolição, britagem, desmonte, retrofit, implosão e terraplanagem, a Demolidora FBI vem trazendo segurança, sustentabilidade e a VERDADEIRA terraplanagem por mais de 30 anos até seus diversos clientes tais como “Bradesco”, “Michelin”, “Hospital Albert Einstein”, e muitos outros.