BLOG

Compra de equipamentos

Quando se pensa em obras, múltiplas maquinas passam pela cabeça. Contudo, normalmente, a ideia que se carrega é que esses equipamentos pertencem a empresa que está os utilizando. De fato, na maioria dos casos, isso é verdade. Porém, no mundo de compra de equipamentos para demolição, também, há a opção de alugar os equipamentos.

Quer saber mais? Confira os próximos tópicos.

Processo para a compra de equipamentos

Sabe-se que a efetuar um projeto de construção civil é necessário utilizar diversos tipos de ferramentas. Sendo assim, existem algumas possibilidades que a construtora pode recorrer para garantir que o projeto tenha a quantidade de equipamento necessário para a realização do serviço.

Entre essas possibilidades estão a compra de equipamentos ou o aluguel de equipamentos. No entanto, para tomar a melhor decisão, é importante saber as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Começando pelo aluguel de equipamentos, ele é uma boa alternativa em obras, principalmente quando há trabalhadores autônomos. O que torna uma ótima opção para construtora, devido a redução dos gastos com a mão de obra. Então, compreende-se que com o aluguel de equipamentos pode-se obter muitas vantagens econômicas.

Além dos equipamentos serem novos e modernos, a possibilidade de não ter que gastar com a manutenção é uma grande vantagem. No entanto, há algumas responsabilidades que podem ser consideradas desvantagens. Essa medida precisa ser tratada com muito cuidado, pois questões de finanças estão em jogo.

Por isso, tenha cuidado com os equipamentos de demolição. Além disso, as regras devem se seguidas de acordo com os limites impostos pela locadora e, também, há chances de pagamento de impostos.

Já a compra de equipamentos apresenta outros tipos de vantagens. Entre elas destaca-se o equipamento como propriedade da construtora. Por mais que a compra seja um procedimento com um custo maior, quando comparada ao aluguel, isso pode se tornar um investimento.

Ademais, o planejamento para o projeto será mais preciso, pois já se sabe quais são as opções de equipamentos disponíveis na empresa. Assim, vai garantir um melhor conhecimento técnico em relação aos equipamentos, potencializando o trabalho dos funcionários.

No entanto, se a compra não for pensada no uso da maquina a longo prazo, essa opção não vai valer a pena. Além disso, é necessário ter uma equipe qualificada para se encarregarem das possíveis manutenções da máquina. Então, é preciso estar atento ao tempo de obra, se a obra for curta, apenas de 6 meses, por exemplo, a compra de equipamentos pode não valer a pena.

Para saber mais sobre compra de equipamentos, confira os próximos tópicos

Manutenção de equipamentos

Quando se entra no assunto de compra de equipamentos, é interessante também entender um pouco sobre a manutenção deles. Assim, a garantia de fazer uma boa escolha na hora de comprar algum material será mais precisa.

Para analisar o custo da manutenção é necessário realizar uma divisão do valor total dos gastos com a manutenção sobre a quantidade de horas úteis no decorrer do ano. Por isso, essa estratégia se destaca por causa da sua capacidade de trazer mais organização com os gastos da empresa.

Além disso, o valor residual é outro ponto importante. Com o tempo, as máquinas começam a apresentar suas primeiras falhas, porém o seu preço no mercado não é totalmente desvalorizado. Sendo assim, a empresa pode optar por revender a máquina, garantindo uma boa renda com equipamentos que já estão em fase final de vida.

A estimativa de custo de energia também é um ponto a ser levado em consideração. Toda compra de equipamentos vai requerer, posteriormente, energia para poder funcionar. Então, é importante fazer o cálculo do consumo de energia, pegue potência da máquina em Watts (W) e multiplique pelo tempo de uso em horas (h), depois divida o resultado por 1000, assim você saberá o consumo de energia em kWh, quilo Watts hora.

Conclusão

Com as informações anteriores foi possível entender mais sobre compra de equipamentos e aluguel de equipamentos. Vale salientar que essa tomada de decisão vai depender do objetivo central do projeto. Pode ser que não seja viável a compra de equipamentos de demolição, se a construção durar pouco tempo.

Então, o planejamento é um ponto importante. Saiba direitinho quais são os seus objetivos antes de tomar uma decisão. Além disso, outros pontos importantes após a compra de equipamentos devem ser levados em consideração.

Por fim, desejamos uma ótima jornada para você no mercado da engenharia!