BLOG

Conheça o processo de escavação

A escavação é um processo de furos e valas de um solo, e seu objetivo é dar início a uma fundação de obra, nesse procedimento são utilizadas picaretas, enxadas, pás, escavadeiras e se preciso máquinas de grande porte.

A escavação é essencial e uma das principais tarefas durante a execução da obra ou reforma, sua aparição é fundamental para que a sustentabilidade e segurança das estruturas sejam mantidas. Vale ressaltar que o escavador ou funcionário que estará procedendo a obra deve ser extremamente profissional, pois a escavação exige muita atenção na sua execução, um procedimento mal realizado pode ocasionar prejuízos na sustentação onde foi concebida a atividade.

Tipos de escavação:

Escavação simples

Trata-se de solos como um todos, sejam eles sedimentares ou residuais, seixos rolados ou não, onde o diâmetro máximo deve ser inferior à 0,15 não envolvendo a umidade que consiste naquele terreno.

Envolve os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, cujo diâmetro máximo ou inferior a 0,15 m, não importando o teor de umidade do solo. Concluímos então que a escavação realizada é de método simples.

Escarificação

Esse envolve solos de categoria sedimentar em um processo de transformar rochas em avanço de deterioração, eles oferecem pouca resistência na quebra de rocha não modificada. Se une a categoria dos blocos com o volume menor que 2 metros cúbicos, e seu diâmetro fica a cerca de 0,15m a 1 metro.

Desmonte com explosivo

Descreve os materiais que consistem numa maior resistência ao desmonte mecânico eles são idênticos ao da rocha não modificada e também se baseia na questão dos blocos, o único detalhe está na mudança de volume e diâmetro do mesmo que é maior que 1 metro ou contém o volume igual ou acima de 2 metros.

 

Saiba quais os equipamentos necessários para a realização da escavação?

Após conhecermos os tipos de escavação, vamos saber agora quais são os equipamentos necessários para realizarmos todo esse procedimento na obra:

Escavadeira

Primeiramente falaremos dela, a escadeira, cujo tem a sua utilidade para executar finalidades com aterro, desaterro, carregamento de caminhão e auxilia também na escavação de diâmetro. É um equipamento que oferece muita produção, sua manutenção fica a encargo de especialistas no ramo, pois seu maquinário é composto por eletrônicos.

Trator de Esteira

É um trator que tem como funcionalidade a sua movimentação nas esteiras, que são programadas através de um sistema mecânico de transmissões. É muito comum encontrá-los em locais de difícil acesso, com procedimentos de atividades pesadas como a terraplanagem e a própria escavação, que contribuem na remoção das máquinas.

Retroescavadeira 

São essas as máquinas que mais se utilizam em obras pesadas. Sua funcionalidade é a escavação de valas e as redes, transportar os materiais e também caso necessário, carregar caminhões.

Minicarregadeira

É definida como uma carregadeira, porém com medidas menores, são em projetos que envolvem a construção de pavimentos, pode receber diferentes funções como vassoura, rompedor hidráulico, garfo pallet, fresadora ou perfuratriz. Nos ajuda na questão de coleta ou bagagem dos materiais.

Pá carregadeira

Seu uso é bem versátil, são usadas para execuções mineradoras, serve até para carregamento de navios, caminhões, etc.

Miniescavadeira

É válida para trabalhos em pequenos espaços, vale destacar que a miniescavadeira tem preferência na boa produção e agilização no serviço. O raio onde pertence seu giro, é zero, por tratarmos de uma máquina extremamente pesada, ela possui um desempenho mais elevado em relação aos outros equipamentos.

 

A demolidora FBI vai te ajudar com os procedimentos de escavação

A demolidora FBI está a muitos anos fornecendo serviços da alta qualidade, nosso serviço é de primeira linha, e o feedback de nossos clientes são sempre positivos, fazendo com que empresa seja uma das maiores no Brasil, sempre buscando sua melhoria e também novidade para todos vocês, sabemos da importância do procedimento de escavação, e a demolidora FBI está disposta a solucionar todos os seus problemas. Caso o conteúdo apresentado despertou o interesse em você, visitante da nossa página, entre em contato conosco através do nosso site e conheça mais sobre nossos serviços.