BLOG

Conheças as normas técnicas utilizadas para a construção civil

As normas técnicas foram criadas para salientar em qualquer área que a pessoa reside sua função, independente de qual seja esse ramo, as orientações sobre a segurança na hora de executar os procedimentos é essencial para realizar as atividades propostas na empresa.

 

As empresas precisam fornecer todo o suporte necessário para que os funcionários consigam executar com excelência os procedimentos da empresa, sejam elas por meio de palestras, work shopping, CIPA e etc,. As normas técnicas proporcionam esse direito aos funcionários da empresa.

 

Hoje vamos observar como funcionam essas normas técnicas em um canteiro de obras, ou seja, na construção civil, entenderemos também o que são normas regulamentadoras (NR) e Norma Brasileira (NBR), saberemos a diferença entre essas duas, que são consideradas normas técnicas, porém lidam de uma forma diferente.

Diferença entre NR e NBR:

NR

As Normas Regulamentadoras (NRs), os responsáveis pela sua criação foram o Ministério do Trabalho, elas são consideradas obrigatórias e as empresas que não cumprirem com o que foi proposto por essas normas técnicas estão sujeitas a multas, penalidades, passivos trabalhistas, embargos e interdições. Essas medidas serão tomadas caso a empresa descumpra com alguma medida, vale ressaltar que essas normas regulamentadoras são focadas na segurança e medicina do trabalho.

 

Há no momento a existência de 36 NRs que orientam sobre várias funcionalidades com relação a saúde e segurança do funcionário, como o uso correto do Equipamento de proteção Individual (EPI), Equipamento de proteção Individual (EPI), os cuidados na hora de executar uma tarefa perigosa e etc.

NBR

Com relação a Normas Brasileiras (NBR), fazem parte de uma sequência de orientações fundadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa associação é privada e não visa lucrar diferentemente das NRs, portanto os critérios com relação a ABNT não são exigidos legalmente pelo poder do ministério. Contudo há certificações concedidas pela ABNT caso as empresas atendam às suas normas, com isso resulta na melhoria com relação a sua reputação, então a companhia que procura seguir as orientações da ABNT, é procurada frequentemente no mercado.

 

Em relação às NBRs seu principal o objetivo é salientar os profissionais da área da construção civil com relação aos materiais, processos e produtos que serão utilizados, é válido declarar que a melhoria e qualidade com relação aos empreendimentos é visível, além disso a empresa evita incidentes e outros problemas que podem ser ocasionados na construção.

Conheça algumas NRs e NBRs

NR 4

A NR 4 aborda sobre o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que é um sistema que promove a saúde e a integridade dos funcionários no local onde executam suas tarefas.

 

Uma das principais exigências dessa norma técnica diz respeito à habilitação e registro dos profissionais que participarão desse serviço, como médico e enfermeiro do trabalho, engenheiros, arquitetos e técnicos em segurança do trabalho.

NR 6

Essa norma técnica trata especificamente do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho. Os equipamentos devem estar de acordo com os riscos identificados na realização das tarefas de cada trabalhador, proporcionando-os mais segurança.

 

O objetivo da NR 6 é estabelecer regulamentações para que as empresas possam evitar os acidentes, protegendo a saúde do trabalhador e prevenindo as chamadas doenças ocupacionais.

NR 7

A NR 7 obriga que as empresas elaborem e implementem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Esse programa tem como objetivo a preservação da saúde dos funcionários da construção civil ao detectar com antecedência as doenças relacionadas ao trabalho, tomando providências para que sejam evitadas.

NBR 12118

A NBR 12118 trata sobre alguns métodos de ensaio para analisar blocos vazados de concreto para alvenaria. Os procedimentos que são analisados, estão na dimensão do bloco, a absorção de água, a resistência à compressão, a área líquida, e etc.

 NBR 13.531

A NBR 13.531 estabelece as atividades exigidas para uma obra de um edifício. Ela é complementada pela NBR 13.532, que fixa as condições necessárias para a elaboração de projetos específicos de arquitetura.

NBR 15.575

Essa é a primeira norma técnica que fala especificamente da qualidade dos produtos da construção, além da sua utilização pelos consumidores. A NBR 15.575 é uma boa referência quando o assunto é desempenho de uma edificação, e isso pode resultar na certificação da sua excelência.