BLOG

Desconstrução

Sendo uma ótima alternativa para a sustentabilidade, a desconstrução é uma nova tecnologia da engenharia que está crescendo muito nos últimos anos. Sabe-se que uma construção civil pode gerar bastante resíduos, esses vão para aterros, causando impactos ambientais. Boa parte desses resíduos são provenientes de descontaminações de solos e, também, de demolições.

Por isso, a desconstrução é uma ótima forma de reduzir todos esses efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

Para saber mais, confira os próximos tópicos

O que é desconstrução?

Como dito anteriormente, a desconstrução tem dado bastante atenção para empresas de demolição. O processo parte do desmantelamento de edifícios para recuperação de materiais. Ou seja, uma forma sustentável de desabilitar uma estrutura. Além disso, a desconstrução possibilita a reciclagem de materiais, reutilização de materiais, mais inovação e tecnologia de ponta, benefícios econômicos e ambientais.

Todos esses fatos mostram que a desconstrução é uma opção muito viável para empresas de demolição. Com ela, é possível criar um novo mercado. Esse mercado, terá a função de vender materiais recolhidos durante o serviço de desconstrução. Por isso, essa técnica, além de econômica, é muito sustentável.

Nos últimos anos, construtoras estão investindo mais em gestões de resíduos gerados em processos de demolição. Pois, a demolição gera muitos resíduos, então, para a melhoria do ambiente, as empresas estão tendo que se adequar a esse novo sistema.

No entanto, cada empresa tem o seu plano individual para gerencias esses resíduos. Além de ser um serviço obrigatório, ele pode ser um ponto muito importante para destacar uma empresa desse meio. Portanto, empresas que gerenciam muito bem os resíduos, conseguem se alavancar no mercado.

Evolução e o impacto da desconstrução

Como visto anteriormente, para projetos mais sustentáveis e econômicos, a desconstrução encontra-se um passo além da demolição. Porém, esse conceito é algo mais recente do que outras tecnologias que já surgiram no estudo da engenharia.

Recentemente, houve uma grande evolução nas resoluções de problemas que impactam diretamente o meio ambiente. Outros fatores como a reciclagem de materiais e medidas mais sustentáveis tornaram-se pautas importantes para as empresas. Sendo assim, cria-se um mercado muito mais diversificado, com espaço para outros setores trabalharem em conjunto com a engenharia.

Além disso, as chances de encontrar materiais de qualidade, mesmo os que já foram utilizados, são altas, o que gera uma grande redução nos custos de empresas. Porém, itens que as empresas retiram e estão intactos, podem ser comercializados por lojas especializada nesses tipos de produtos de demolição.

Os recicladores recebem uma receita, e ela vem de duas frentes: quando ocorre o recebimento do resíduo e na venda do material reciclado. Por isso, cria-se um ambiente vantajoso para todos os lados. Tanto da empresa de desconstrução que está vendendo equipamentos já utilizados, e tanto para recicladora que vai comprar materiais com preços inferiores ao do mercado tradicional.

Desativação Fabril

Muitas vezes não é possível prever quando uma máquina vai parar de funcionar, não é mesmo? E isso é uma pergunta frequente na mente da gestão de uma empresa, pois para tudo há um planejamento, e o tempo de vida de uma máquina é essencial para ter uma melhor organização.

Então, entende-se que existe um ciclo de vida, ele se inicia no momento em que a maquina é adquirida, e se encerra no momento da sua desativação fabril.

Normalmente, esse ciclo passa por diferentes etapas, sendo elas: aquisição, implantação, operação e desativação. É importante reconhecer cada momento em que a maquina se encontra, isso determinará bastante a efetividade desses recursos.

Com a gestão adequada dos equipamentos, a produtividade em larga escala, assim como a qualidade das peças produzidas serão potencializadas. Todo esse modelo se alinha às estratégias de negócios de uma empresa.

Então, esses fatores devem ser analisados para se ter uma eficiente e moderna empresa de ramo industrial. Por isso, é necessário reconhecer a hora de substituir a máquina, ou seja, da desativação fabril

Para isso, com o auxílio de especialistas, a analise da produtividade da maquina deve ser colocado com prioridade. Se o equipamento apresentar falhas, é muito possível que o momento de troca está bem próximo.

Esperamos que você tenha entendido mais os temas abordados neste artigo. A desconstrução é uma importante tecnologia da engenharia e está se mostrando muito promissora. Portanto, é válida a atenção a esse tipo de conteúdo.