BLOG

Desmonte

No momento em que se formula estratégias e gestões que visam a melhor organização do projeto de construção, os profissionais podem acabar se deparando com formações rochosas que vão dificultar todo o serviço. Com isso, o desmonte de rocha é uma arma essencial para esse tipo de caso.

Quer saber como esse processo é realizado? Confira os próximos tópicos

Desmonte de rocha: O que é?

O desmonte de rocha nada mais é do que um procedimento em que uma equipe especializada precisa retirar grandes quantidades de rocha que estão impedindo algum tipo de serviço.

No entanto, não é apenas um simples trabalho de explosão. Nesse contexto, a equipe deverá verificar qual é a forma mais adequada de concluir a etapa.

Por isso, a analise feita irá determinar qual é o melhor resultado para o procedimento, entre eles, estão: o menor dano ou a maior fragmentação dessas rochas.

A partir daí surgem os modelos mais comuns de se realizar as tarefas. No caso de fragmentar uma rocha, o uso manual (utilizando ferramentas manuais), o hidráulico (jatos de água com grande pressão), o mecânico (utilizando tratores ou maquinas especializadas para desmonte) são os procedimentos mais comuns para conclusão desse serviço.

Mas, como fica o desmonte de rocha por explosivo? Veja o próximo tópico para saber mais.

Desmonte de rochas por explosivo

Como o nome sugere, o desmonte por explosivo se dá por meio de dinamites, tal técnica revolucionou o desmonte em minas sendo uma das precursoras de todo o desenvolvimento de explosivos.

Assim, o planejamento se relaciona diretamente com a quantidade de cargas que serão alocadas, o tempo de detonação e os acessórios que farão parte desse processo.

Para que não haja problemas, a estratégia utilizada pela empresa de desmonte precisa ser bem elaborada. Pois, o desmonte de rochas por explosivo produz efeitos que podem acabar afetando o meio ambiente. Então, vibrações do terreno, gases e poeiras, acontece comumente nesse tipo de desmonte.

Portanto, o projeto precisa ser perfeito. Sabe-se que o plano de fogo só é extremamente eficiente quando se maximiza a utilização da energia do explosivo, a partir da análise do tipo de rocha.

Por isso, a indicação é de que uma empresa de desmonte de rocha com explosivos qualificada seja a responsável por realizar todo o procedimento. Assim, minimizando os riscos e as probabilidades de algum acontecimento indesejável.

Desmonte de rocha a céu aberto

Este método é feito em céu aberto. Nele, pedreiras, minas a céu aberto, trincheiras e aberturas de vias de comunicação são áreas em que se pode executar esse tipo de desmonte.

Além disso, o desmonte a céu aberto é efetuado por bancadas. Com isso, as características da bancada mudam conforme o tipo de rocha, local de trabalho e o produto que se pretende retirar após a execução do processo.

Suas vantagens variam, mas entre elas existe: uma maior velocidade para terminar o serviço, maior produtividade, aumento da segurança e, também, um melhor plano, pois o processo é um pouco menos complicado quando comparado ao desmonte em locais fechados.

No entanto, ele apresenta desvantagens, e quanto maior for a quantidade de furos para realizar a tarefa, mais perigoso será o processo. Portanto, quanto maior for o número de furos, mais vibrações no terreno acontecerão, podendo tornar a ação mais perigosa.

Papel da empresa de desmonte de rochas com explosivo

Este tópico foi criado para que tudo fique mais fixo e claro. É notório que a contratação de uma boa empresa de desmonte torna todo o processo muito mais tranquilo e eficiente. Já que, ótimas empresas tem possuem bons requisitos para efetuar estratégias, além de transparência em relação as necessidades do processo.

Com isso, entende-se que o papel de uma empresa desse meio é oferecer comodidade, segurança e transparência em todas as etapas.

Por fim, o respeito às leis e a visão estratégica, de longo prazo, são características extremamente importantes e que diferenciam, de maneira positiva, uma empresa de desmonte. Sendo assim, o foco não está apenas em realizar o procedimento. Mas, também, outros requisitos que garantem o bom retorno ao cliente estão em jogo.

Então, analise e saiba exatamente em qual empresa você deve confiar esse tipo de serviço. Toda a atenção aos mínimos detalhes tem que