BLOG

Do que se trata o cálculo estrutural?

Falamos de cálculo estrutural quando queremos prever a eficiência dos elementos que vão compor uma estrutura. Eles são usados especificamente na abordagem dos conceitos de dimensionamento da estrutura metálica, no qual usaremos para realizarmos a obra, com isso são feitos cálculos físicos e matemáticos para descobrir o quanto eles resistem, através disso conseguimos administrar os custos que serão previstos para a obra. Este cálculo estrutural pode ser desenvolvido em diversas áreas da engenharia, especialmente os serviços de construção, como: alvenaria, concreto armado, steel frame e wood frame. 

 

O tema que será estudado é tão importante que muitos engenheiros realizam uma pós-graduação em cálculo estrutural.

Descubra a importância do cálculo estrutural:

Já introduzimos alguns conceitos do quão importante é o cálculo estrutural, abordaremos mais algumas definições que provam que esse procedimento é válido para realização da obra.

 

Esse cálculo permitirá que o trabalho que será concebido seja totalmente seguro e para isso um engenheiro faz um levantamento das cargas que serão exigidas nos elementos que estão compondo a estrutura, por exemplo, lajes, pilares, vigas e etc, com essas informações iremos evitar futuros acidentes ocasionados por rachaduras, trincas e desabamentos, o cálculo estrutural permite prever tais situações.

Como realizar o cálculo estrutural?

Para realizar esse cálculo é necessário um engenheiro calculista que obtém as informações através da planta feita pelo arquiteto, após adquirir as referências o calculista fará a mensuração dos níveis de resistência e também a quantidade precisa de materiais que permitirá a execução da obra. É muito importante ressaltar que para chegar nas informações deferidas pela planta, o engenheiro precisa considerar os elementos estruturais que serão utilizados no trabalho.

 

A forma que são calculadas essas estruturas é facilitada, pois o calculista utiliza de ferramentas tecnológicas para a realização desses cálculos, são softwares específicos para fazer levantamentos sobre as dimensões, fazer ajustes e a interpretação dos dados apresentados através da planta. 

 

Os melhores programas de Software para realizarmos cálculo estrutural:

Como dito anteriormente os engenheiros facilitam a sua vida utilizando software para fazer o cálculo estrutural, vamos descobrir algumas dessas ferramentas a seguir:

Robot

Programa da Autodesk, fica responsável pelas análises das estruturas que serão utilizadas nas obras. Entretanto, para o seu uso aqui no Brasil é necessário configurações de uso, pois o mesmo não está nos parâmetros de normas brasileiras.

SAP2000 – Software para Análise Estrutural e Dinâmica, Linear e Não-Linear por Elementos Finitos

Esse programa contém mais de 30 anos, é um dos mais conhecidos devido a sua capacidade versátil, intuitiva e que faz análises estruturais por método de elementos finitos.

Usado na infraestrutura, é comum vermos bastante esse procedimento realizado para transportações e instalações de grande porte. Esse software consegue auxiliar muito nas concepções e nas análises simples ou 3D.

TQS

Programa utilizado para a realização de cálculo estrutural em edificações, todavia também são processados em estruturas pré-moldadas, armadas e também concreto protendido.

O editor Cad funciona com as referências estruturadas dos pilares, vigas e lajes e com isso obtém informações que levantará os procedimentos que serão realizados, sua facilidade em interpretar faz com que se torne destaque nos recursos integradores.

Tekla Structures

Tem o intuito os projetos de construção e também a gestão da infraestrutura, ele consegue fazer criações em modelo 3D, e capacita a integração das ferramentas de análise ou design, possibilitando associar os movimentos do processo do serviço. Conseguimos usar esse software em cálculos para estruturas metálicas, concreto armado, concreto pré-moldado e madeira.

Cypecad

São muitas opções que esse programa concede, podemos com ele realizar os cálculos em concreto armado, pré-moldado, misto e etc. É versátil e também trabalha com a concepção dos principais tipos de lajes, pilares e fundações, ele traz resultados bem claros em toda essa questão.

Eberick

Contém muitas funções, seu uso é pelo ambiente CAD que capta a interface intuitiva e amigável podendo ser vistas em 3D facilitando muito o seu uso no que deseja aplicar.

 

Cálculo e detalhamento de estruturas usuais do concreto armado:

Vigas

Usamos a viga para dispersar os esforços realizados pela estrutura, pode servir como apoio e sua função é conduzir as cargas para os pilares.

Laje

São definidos como uma interface de proteção contra os pavimentos, e também podem ser utilizados em proteções como o teto.

Andaimes Tubulares

São estruturas metálicas montadas em formato de torre, com esse material que conseguimos realizar a maioria dos serviços em altura.

Pilares

Os pilares funcionam da seguinte forma. Ele recebe informações dos diversos níveis e os levam até a fundação da obra.

 

Contrate uma empresa especializada

A empresa Demolidora FBI é extremamente responsável nos assuntos sobre as construções civis, temos o total zelo perante os nosso clientes e sabemos da importância do cálculo estrutural para a realização de nossos serviços. Caso você que leu todo o conteúdo passado anteriormente e sentiu interesse em conhecer mais sobre nossa demolidora, entre em contato conosco através do nosso site.