BLOG

Empresa de Terraplanagem

No ramo da construção civil, muitas análises são feitas antes de se iniciar uma obra. Com isso, todo o projeto passa por diversas etapas antes de chegar ao resultado final. E a fase de preparação de terreno destaca-se por ser um importante método para garantir que o local, onde será realizado a obra, fique em ótimas condições para a conclusão do projeto.

Todo esse serviço é fornecido por uma empresa de terraplanagem.

Para saber mais como funciona, desde o planejamento, até a etapa de preparo do serviço de terraplanagem. Confira os próximos tópicos.

O que é terraplanagem?

Para que uma construção tenha um grande sucesso, o local onde será realizado a obra tem que estar nas melhores condições possíveis. Visto isso, a área precisa estar nivelada para receber a estrutura da construção. Sendo assim, a empresa de terraplanagem estará de prontidão para efetuar essa tarefa.

Sabe-se que os procedimentos iniciais podem ser até mesmo mais importantes do que a construção da estrutura em si. Já que, sem o planejamento, o trabalho realizado não vai ser concluído com precisão. Portanto, a etapa de preparação do terreno é extremamente necessária. E uma empresa de terraplanagem qualificada, irá garantir um ótimo serviço.

Como dito anteriormente, a terraplanagem é um método de preparar o terreno e deixar em condições favoráveis para a estrutura da obra.  Sendo assim, esse resultado pode ser obtido através de cortes e retiradas de excesso de terras do solo. Posteriormente, a terra retirada poderá ser reutilizada para preencher espaços íngremes, o que deixará a superfície firme e plana.

Aprofundando um pouco mais nos processos de terraplanagem, normalmente, a tarefa é dividida em três etapas. Veja elas a seguir:

  • Desmatamento: No desmatamento, ocorre a retirada de parte das vegetações do terreno. Mas tudo isso será analisado pela a empresa de terraplanagem responsável pelo evento.
  • Destocamento: Nesta etapa, ocorre a queimada ou remoção do entulho causado pela etapa de desmatamento.
  • Limpeza: Como próprio nome sugere, a parte da limpeza estará encarregada de limpar o terreno e deixa-lo pronto para o processo de construção.

Contudo, a empresa de terraplanagem pode efetuar esse processo de diversas formas. A escolha do método dependerá do objetivo e do tipo de solo do terreno. Após analisar esses fatos, a maneira mais eficiente para o caso será feita com mais precisão.

Quer saber ainda mais sobre terraplanagem? Confira os principais métodos no próximo tópico!

Os principais métodos de terraplanagem

Uma boa empresa de terraplanagem precisa estar atenta às diferentes formas de realizar o procedimento. A escolha do método vai depender dos estudos feitos sobre o terreno e o objetivo do projeto. Por isso, a equipe deve estar preparada a cada tipo de circunstância.

A Drenagem é um dos tipos de terraplanagem, com ela, a nivelação do terreno será feita a partir do escoamento da água. Já o Aterramento refere-se ao espaço que precisa ser preenchido com terra, normalmente, utiliza-se a terra vermelha para efetuar essa tarefa.

Também, há a compactação do solo, em que rolos compressores são usados para estabilizar o terreno. Além disso, existe a demolição, nesta etapa ocorre a remoção de uma edificação para dar lugar a outra.

Equipamentos para terraplanagem

Segundo a empresa de terraplanagem em São Paulo, as ferramentas precisam ser modernas para garantir um serviço de qualidade. Por isso, confira alguma das ferramentas que são utilizadas no trabalho de terraplanagem.

  • Trator Agrícola: Ele é usado para mover objetos que podem estar bloqueando passagens e interferindo o andamento da construção.
  • Carregadeira: Este equipamento tem a função semelhante ao de um trator. Porém, ele também tem uma caçamba que fica acoplada na sua dianteira. Lá, muitos objetos podem ser carregados.
  • Rolo compactador: O rolo compactador apresenta diferentes tipos: O vibratório, o tamping, o pneumático e o estático. A função do vibratório é compactar a terra de solos arenosos ou compostos por argila. Já o Tamping, faz o mesmo procedimento só que em vias públicas e asfaltos. O pneumático serve para a pavimentação, e o estático para selagem do solo.
  • Escavadeira hidráulica: A escavadeira hidráulica é bastante versátil, ela pode realizar muitas funções no canteiro de obras com bastante agilidade. Entre essas funções encontra-se: abertura de trincheiras, remoção de aterros, retirada do excesso de terra e a escavação de materiais.
  • Retroescavadeira: Ela é usada em construções civis com a função de escavações de valetas, em manutenções de canteiros e no carregamento de equipamentos de menor porte.

 

Vale salientar que uma empresa de terra planagem em São Paulo extremamente organizada e qualificada pode realizar todos os processos citados anteriormente com muita maestria!