BLOG

Entenda o processo de Drenagem Pluvial

Chuvas decorrentes do verão tendem a ser mais intensas e volumosas, isso é muito atípico nessa estação, porém vale ressaltar que devido às mudanças climáticas esses impactos estão crescendo cada vez mais, e com isso causando enchentes, deslizamentos de terras, e etc, tudo proveniente das fortes chuvas. Com isso a cidade em especial deve estar com o sistema de drenagem pluvial em dia para controle de toda essa água. 

A drenagem pluvial funciona da seguinte maneira: ela contém sistemas de construções com o intuito de transportar, tratar, reter, e etc, nas melhores palavras, dar um destino para as águas decorrentes de chuvas. O sistema de drenagem pluvial possui dois formatos, isso dependerá da sua funcionalidade, sendo elas micro e macrodrenagem. O sistema de microdrenagem trabalha com as pequenas e médias galerias que executam coletagem de águas subterrâneas e superficiais. Já a macrodrenagem trabalha com as maiores galerias e recebem grandes quantidades de água dos rios e canais.

Saiba os principais pontos para planejar um sistema de drenagem eficaz

Há quatro pontos que são destaques para um bom planejamento na questão de drenagem pluvial eficaz, vamos abordá-los logo a seguir:

Meio Ambiente

Esse aspecto define como vamos direcionar as águas derivadas das chuvas para mares, bacias e rios sem ocasionar prejuízos à natureza.

Meio Tecnológico

Aspecto que é fundamental para um sistema de drenagem, dependendo do seu sistema tecnológico que a cidade possui para trabalhar com a drenagem pluvial, dificilmente ela conterá problemas.

Aspecto legalizado e institucional 

São condições projetadas por prefeituras que possuem os próprios sistemas de drenagem ou terceirizam seus serviços.

Questão social

O direcionamento das águas com relação a toda população das cidades grandes e pequenas para não haver equívocos com a falta de água, a distribuição deve ser proporcional.

A importância de um sistema de drenagem pluvial

Esse sistema não é considerado apenas importante para o ramo da construção civil, ele é considerado seguro para as cidades que possuem o mesmo. Um sistema de drenagem pluvial é essencial no serviço de minimização dos alagamentos tirando o risco da saúde pública, ele também é crucial na questão de evitar deslizamentos causados pelas enchentes, tem o custo benefício bem eficaz por conter tubos para drenagem pluvial que podem render séculos.

Muitas coisas desse sistema de drenagem pluvial passam sem ser notadas pela população, mesmo contendo um papel fundamental o povo não sabe o quão importante é o seu funcionamento, para a segurança dele que habitam naquela região. Este sistema bem supervisionado evitará enchentes em dias de chuva, evitando a inundação estaremos prevenindo as doenças provindas desse meio, também temos a questão da enxurrada que invadem as casas tornando-a inabitável, isso afeta economicamente a cidade que sofreu com a enchente, pois será necessário abrigar esse indivíduo que perdeu boa parte da sua casa com a forte chuva.

Resumidamente a importância de um sistema de drenagem eficaz estão todos ligados ao bem estar dos que habitam em determinada cidade, ela protege os cidadãos e evita que tenhamos problemas economicamente e também com a questão da saúde pública.

 

Entenda um projeto de drenagem pluvial

O projeto de uma construção com drenagem pluvial é essencial no modo que vai garantir uma boa segurança para uma construção, ele será útil e eficaz para ordenar como funcionarão os sistemas de micro e macrodrenagem.

Para executar um projeto com drenagem de águas pluviais, o engenheiro responsável por isso deverá saber como são caracterizados o solo que estará recebendo toda essa obra de constituição pública como: condições do solo, entender e estudar todo o pavimento que será realizado o serviço e etc.

 

A demolidora FBI te ajuda…

A demolidora FBI está no mercado desde os anos 80 prestando serviços para todo o Brasil, sempre executando com segurança e eficiência todos os nossos trabalhos, cuidando da natureza e preocupados também com a questão da drenagem pluvial, sabemos da sua grande importância com a população e com todos nós. Se o conteúdo apresentado despertou o interesse em você, entre em nossa página e conheça mais sobre os serviços da demolidora FBI, agradecemos o seu contato.