BLOG

Entenda o que é pluvial e fluvial

São duas palavras bem semelhantes mas com significados opostos que muitas pessoas confundem uma com a outra, mas iremos entender o significado de pluvial e fluvial.

Pluvial são águas originadas das chuvas que são transportadas a uma rede de tratamento de esgoto, empresas que monitoram esse processo devem estar cientes do extremo cuidado para transportar essas águas, pois não deve haver erro com a sua distribuição. Águas com origem do ralo do banheiro são destinadas a uma rede de esgoto, onde passam por um tratamento e retornam ao meio ambiente, elas não são consideradas da rede pluvial, pois esse sistema é um processo de abastecimento de casas, portanto somente a água proveniente de chuvas faz parte desse processo.

A rede fluvial é um nome dado para qualquer água com origem dos rios, seu uso é muito comum em bacias fluviais que tem como referência as bacias hidrográficas, ou podemos chamá-lo de transporte fluvial, quando é realizado por atividade humana.

Vimos essa diferença entre sistema pluvial e fluvial, e conseguimos desvendar o quão diferente é o significado dessas duas palavras.

Saiba como funciona os processos da rede fluvial e pluvial

Entendemos o conceito logo no começo de pluvial e fluvial, agora vamos entender como funciona o processo de ambas:

 

Pluvial

Contém sistemas de drenagem da água que funciona da seguinte maneira: Nas cidades as águas oriundas da drenagem passam pelo sistema de tubulação que ficam nas ruas, quando não ocorre esse procedimento, elas são absorvidas do solo e isso dá a origem a escoação da superfície. Neste procedimento de escoamento da superfície, ele pode gerar problemas caso a cidade não contenha um sistema pluvial que consiga controlar o grande volume das chuvas de verão.

Nas cidades as águas de drenagem entram pelo sistema de tubulações concentradas nas ruas, quando isso não ocorre elas são absorvidas pelo solo e isso acaba originando no escoamento da superfície. No caso citado por último, um problema que pode ser gerado é caso a cidade que recebeu aquele volume da chuva não contenha um sistema de precipitação para lidar com aquela quantidade de água. 

Os cuidados com a rede pluvial também são de extrema importância, pois tratam-se de águas que são destinadas para abastecimento da população das pequenas e grandes cidades, portanto não podem ser confundidas de forma alguma. É comum vermos problemas de enchentes em cidades grandes e prejudica a distribuição. Nossa rede de esgoto é preparada para um certo volume de água provindas das chuvas, quando ultrapassam esse limite, ocorrem as enchentes.

 

Fluvial

O sistema fluvial é considerado como o transporte derivado dos rios, essa é a diferença entre pluvial e fluvial. Esse procedimento é considerado um dos mais antigos na humanidade, pois desde os primórdios sabemos desse contato entre homem e o rio, como meio de embarcação, obviamente hoje com muitas tecnologias essa atividade foi aprimorada.

O sistema fluvial também há controvérsias em relação a sua vantagem e desvantagem, que citaremos logo a seguir:

Suas vantagens se baseiam na seguinte questão. Podemos considerar que esse meio de transporte é menos poluente do que os outros derivados, possui menor investimento em relação a deslocação e para concluir consegue transportar grande volume de cargas. 

Desvantagens desse sistema. Seu deslocamento é considerado lento em relação aos outros meios, não são todos os rios que conseguem receber esse meio de transporte e etc.

 

 

Trabalhe com uma empresa que zele pela água

A empresa demolidora FBI tem ciência da grande importância dos sistemas pluvial e fluvial, trabalhamos para a conquista de todos clientes, visando o cuidado com o nosso meio ambiente. O zelo pela água é um dos principais quesitos na empresa demolidora FBI, somos uma companhia responsável que visa o bem do próximo e realiza os melhores serviços possíveis, nossa organização atua desde os 80 no ramo da construção civil, e a experiência da empresa pesa bastante na questão da credibilidade e confiança. As redes pluvial e fluvial são temas bem questionados na empresa demolidora FBI, todos os nossos funcionários sabem e têm consciência dessas duas palavras que são como ouro para nós e respeitamos sempre os dois procedimentos. 

Caso o conteúdo apresentado tenha despertado o interesse em você que procura serviços de qualidade visite o site da nossa empresa, e conheça algum dos nossos trabalhos.