BLOG

Estruturas metálicas

Utilizada para executar vigas, treliças de telhados, barrotes de mezaninos, pilares, terças, entre outros, as estruturas metálicas estão começando a se popularizar no território brasileiro. Porém, na Europa, elas já estão sendo usadas desde o século XVIII.

Quer saber sobre as estruturas metálicas, confira as informações abaixo.

Estruturas metálicas: o que são?

Como o nome sugere, as estruturas metálicas possuem a função de sustentar edificações ou outras estruturas que estão sendo construídas por uma construtora. Além disso, normalmente, as estruturas metálicas são constituídas de ferro e carbono, sendo que a quantidade de carbono determinará a resistência do aço. Então, se a estrutura possuir uma quantidade alta de carbono, mais resistente ela será.

No entanto, em algumas situações, a estrutura precisa ser mais maleável. Portanto, a equipe deve analisar de acordo com o objetivo do projeto, para assim consegui determinar qual função a estrutura deve realizar.

Com isso, uma equipe qualificada de engenheiros precisa ser contratada, pois eles saberão qual tipo de estruturas metálicas o projeto vai precisar.

Contudo, normalmente, muitos confundem as estruturas metálicas com barras de ferro que são usadas em estruturas de concreto. Mas, essas duas ferramentas se diferem bastante e suas funções também.

As estruturas metálicas tem um grande papel na construção civil, seus benefícios são mais interessantes quando comparado a outros objetivos, como madeira ou concreto.

No entanto, na engenharia, cada caso é único. Por isso, se prender a um modelo não é vantajoso. Por mais que a estrutura metálica seja bem popular, ela não será a melhor opção sempre. Além disso, existem modelos diferentes de estruturas metálicas e cada uma delas é utilizada com finalidades diferentes.

Quer saber sobre os tipos de estruturas metálicas? Confira o próximo tópico!

Veja: Alguns tipos de estruturas metálicas

Agora que você sabe qual é a função das estruturas metálicas, é melhor se aprofundar ainda mais no assunto, não é mesmo. Para isso, saiba quais são os tipos de estrutura e cada uma de suas finalidades.

Estruturas de edifícios

Como o nome sugere, essas estruturas são utilizadas em edifícios por causa de sua forte contribuição para uma construção rápida e segura. Então, pilares, vigas e peças de contraventamento metálico ganham destaque nesse setor.

Por isso, é muito comum ver pilares e vigas compondo a estrutura de um prédio.

Estruturas de galpões

Assim como no tipo anterior, pilares e vigas são comumente usados em construções de galpões metálicos. Pois, com eles, há uma construção rápida e mais simples de ser erguida,

Estruturas de obras

As estruturas de obras são extremamente importantes no dia a dia do ser humano, pois facilitam a locomoção de veículos e transportes públicos. Então, pontes, passarelas e viadutos são exemplos de projetos de dimensões grandes.

Sendo assim, para esse tipo de obra, perfis estruturas, treliças metálicas são comumente usadas, pois garantem muita segurança agilidade, além de serem econômicos.

Estruturas reticuladas

Essas estruturas conseguem criar uma rede tridimensional. Isso tudo se deve aos seus perfis treliçados, que permitem esse tipo de características. Sendo assim, elas conseguem atingir grandes alturas e, também, suportarem bastante cargas.

As torres de energia são um grande exemplo de construção que utiliza esse tipo de estrutura metálica.

Estruturas espaciais

Esse tipo de estrutura tem a função de cobrir grandes espaços. Para isso, usa-se as estruturas reticuladas tridimensionais, estrutura citada anteriormente.

Normalmente, elas são utilizadas em espaços como: galpões de cargas, centro de convenções, rodoviárias, entre outros.

Estruturas tubulares

Bastante usado em diversos setores, os tubos metálicos compõem o time de estruturas metálicas. Eles são responsáveis, comumente, por dar sustentabilidade para cabos de telefonia e internet, para obras e, também, em escoamentos de petróleo.

Uma característica muito importante é a sua estrutura leve e duradoura. Mas, isso não significa que esse tipo de estrutura metálica não seja resistente, os tubos metálicos são resistentes a corrosão e oxidação, além de serem recicláveis.

Conclusão

Com as informações anteriores, conclui-se que as estruturas metálicas são essenciais em construções civis. Elas possuem diversas funções e tipos, cada um com suas especificidades e qualificações. As analises e planejamentos dos objetivos vão determinar qual tipo de estrutura metálica será utilizado no projeto.

Sendo assim, entender as suas funções é muito importante.

Por fim, esteja atento e tenha bastante cuidado na hora de contratar uma construtora, analise bem e confie em empresas que já estão há bastante tempo no mercado de engenharia e entregando bons resultados para seus clientes.