BLOG

Implosão

Na área de engenharia e demolições de estruturas, existem diversos tipos e maneiras de concluir etapas. Uma delas é a demolição por implosão, classificada como uma das soluções da engenharia para o desmonte de estruturas de médio a grande porte.

Nesse tipo de procedimento, de forma controlada, o uso de explosivos é necessário.

Ficou curioso e quer saber mais? Leia os próximos tópicos e entenda de uma vez por todas o que é implosão.

O que é implosão

 

De maneira controlada, a implosão é considerada um tipo de explosão. Nela, explosivos são colocados em algumas regiões da estrutura, e, de maneira organizada, a destruição da estrutura ocorre de forma rápida.

Na implosão, a quantidade de explosivos é determinada a partir de estritos procedimentos da engenharia que vão garantir a segurança para o projeto a ser feito. Sendo assim, o objetivo não é explodir um edifício de uma vez só. Na verdade, o trabalho da implosão é enfraquecer a estrutura, para que a gravidade a faça cair.

No entanto, para realizar uma demolição por implosão, seja implosão de edifícios ou implosão de ponte, há uma rígida lei que deve ser cumprida para garantir a segurança do projeto, resultando no sucesso da demolição e, também, não afetando os arredores da área. Assim, o cumprimento das leis resulta na segurança da vida e do patrimônio.

Agora que você já sabe implosão significado, leia a seguir as suas vantagens.

 

 

Vantagens da implosão

 

Sabe-se que em processos de demolição, cada caso é um caso, sendo assim, a implosão juntamente com outros modos de demolição apresentam suas vantagens. Porém, a aplicação de cada procedimento dependerá da circunstância em que se encontra uma determinada estrutura.

Pois, uma equipe treinada saberá quando se deve demolir através de recursos manuais ou utilizando a implosão para isso. Por fim, confira agora as vantagens:

  • Agilidade: Como nesse tipo de procedimento não há um uso muito grande de materiais, isso acaba economizando tempo, o que agilizará o processo. Além disso, em demolições de edifícios, pontes e viadutos, ela é bastante recomendada por causa de sua velocidade.
  • Baixo custo: o baixo custo também é uma das características, quando comparada com outros tipos de demolição, como por exemplo a mecânica, a implosão tem um menor custo.
  • Estruturas de risco: quando uma estrutura está em eminencia de colapso, normalmente, a melhor alternativa é a implosão, garantindo uma segurança maior para os trabalhadores

 

Implosão: realizando os procedimentos.

 

Como dito anteriormente, quando comparada às demolições convencionais, a implosão, normalmente, destaca-se por ser um método mais rápido e prático. E o tempo é um fator importante no meio econômico.

Para entender melhor, leia atentamente e entenda como ocorre todo esse processo.

 

Na engenharia, o estudo é um fator crucial para aplicações de sucesso no meio. Por isso, para a segurança de todos e à efetividade do projeto, as análises e planejamento são primordiais na busca pelo bom serviço. Com isso, a empresa encarregada desenvolverá um estudo detalhado sobre a estrutura, o que evitará possíveis acidentes e impactos diretos ao meio ambiente.

Além disso, os preparativos para a implosão precisam ser previamente definidos. Normalmente, eles são inseridos nas colunas de sustentação da estrutura, isso vai enfraquecer o imóvel, fazendo com que a gravidade o derrube posteriormente.

Outro fator é a contenção. Nesse tipo de procedimento, muitos estilhaços são jogados para todos os lados. Então, a equipe estará preparada para essa problemática. Sendo assim, colunas serão protegidas com materiais antiperfurantes.

O desabamento também é algo em que os funcionários deverão se preocupar. Os explosivos instalados devem começar a serem explodidos pelos andares inferiores, indo, posteriormente, para a área central do edifício. Por isso, o cálculo deve partir da analise do volume de entulho, assim, será possível medir o nível mínimo de espaço para que nenhuma estrutura próxima seja danificada pela implosão.

Por fim, tem-se a finalização do procedimento. Com os detritos no chão, inicia-se a etapa das escavadeiras e, também, a aparição de equipes para resolver qualquer problema nas regiões próximas ao local da implosão.

Com as informações anteriores, deve ser possível entender um pouco melhor como funciona a implosão. Em implosão de edifícios e implosão de ponte, há necessidade de seguir protocolos para que todo o procedimento seja concluído com muita eficiência.