BLOG

Materiais de demolição, quais são e qual seu uso

A demolição ou desconstrução é uma etapa atrelada à construção civil que serve para desconstruir casas, prédios em um terreno onde tudo está sob controle e dentro do planejado. A demolição é necessária não apenas para criar áreas vazias para novas construções, também é muito utilizada quando um terreno ou estrutura foi abalado por algum tipo de acidente, seja esse geológico, por conta do tempo e até mesmo revitalização de locais urbanos. Justamente por isso temos que saber quais materiais de demolição usar ou que são usados em cada tipo de situação.

Tipos de demolição

Apesar de parecer bem simples, a demolição contém vários tipos que são adequados para diversas situações:

Demolição mecanizada

Como o nome já diz, é um conjunto de procedimentos e técnicas que utilizam equipamentos e ferramentas mecânicas para desmanchar corretamente diversos tipos de estruturas. Essa técnica conta com o suporte de máquinas, tanto de pequeno e médio porte quanto de grande porte. É utilizado escavadeiras de guindastes

Demolição silenciosa

É utilizado geralmente em estruturas que têm restrições de ruídos. Costuma ser executada em locais próximos a hospitais, escolas, locais de trabalho e creches. Conta com a utilização de equipamentos menores e mais compactos.

Demolição contaminada

A demolição contaminada é utilizada em antigas indústrias, áreas que continham dejetos, reforma para indústrias químicas. Devido seus materiais de demolição serem sensíveis e que podem causar grandes contaminações ou danos à vida das pessoas são utilizados equipamentos de segurança e medidas de segurança para evitar contaminação.

Demolição manual

É utilizado materiais de demolição manuais em estruturas mais delicadas, ou seja, que necessitam de maiores cuidados durante todo o processo de desconstrução.

Demolição de alto risco

É um serviço prestado no geral em locais com grandes altitudes, locais complicados para serem acessados e até mesmo em locais que estão com atividades ou pessoas passando pelo local. É necessário extrema cautela para realizar esse serviço, tomando medidas de segurança muito importantes.

 

Equipamentos/materiais de demolição para uso manual

São utilizados diversos materiais de demolição, cada um com uma função para ser utilizado em tipos de demolição específicos.

Marreta

Uma das ferramentas mais comuns na área da engenharia civil. Seu uso é de forma manual.

Martelo demolidor

É um instrumento muito eficiente e rápido para desconstruir estruturas de concreto. Por se tratar de um equipamento elétrico, ele tem um mecanismo pneumático capaz de furar paredes

Cortador de concreto

O cortador de concreto é uma ferramenta para demolição de superfícies de concreto de maiores dimensões, é utilizado juntamente com outros materiais de demolição, pois ele por si só não é capaz de fazer toda a demolição

Furadeira Elétrica de Impacto

É uma furadeira com impacto, ou seja, é uma furadeira com maior produtividade para perfurar estruturas de madeira, alvenaria, plásticos e até metais.

Martelete

O martelete também é uma ferramenta bem comum na engenharia civil. É voltado para perfuração de concreto, alvenaria e também remoção de azulejos da parede. (Existem versões de martelete de 10Kg, 7Kg, 5Kg e 2Kg).

Parafusadeira

É indicada mais para as demolições manuais, pois sua utilização é para serviços manuais tal como parafusar e desparafusar de maneira mais rápida e fácil.

Martelo rompedor

Equipamento utilizado na demolição de concreto, com maior poder de remoção. Tem uma capacidade de remover aproximadamente 10 toneladas de material por dia, suas versões de 10Kg e 16Kg permitem remover concretos com durezas distintas.

Esmerilhadeira Angular

É um equipamento essencial para cortes e desbaste. Com sua potência de 6500 a 11000 rpm, é capaz de cortar aço e metais.

Serra Mármore

É uma serra circular utilizada para mármore, compacta e leve, permite cortar pedras, mármores, granito, azulejos, concreto e porcelanatos.

Máquinas utilizadas nas demolições

Retroescavadeira

Sua função é escavar, transportar, carregar caminhões e derrubar estruturas.

Escavadeira Hidráulica

Tem a função de aterrar e desaterrar, carregar caminhões.

Guindaste com bola de demolição

Sua função é basicamente demolir uma construção por inteiro, mas lembre-se, seu uso é bem específico para quando é uma demolição de grande escala e que tem que ser demolido por inteiro.

Caminhão Munck

É um equipamento bem versátil já que seu braço mecânico permite elevar materiais, equipamentos, máquinas e até mesmo pessoas através de uma gaiola.

Caminhão caçamba

Utilizado para transportar terra, brita, pedra, areia, asfalto, materiais detonados e materiais de demolição em geral.

 

Estou precisando demolir uma construção, quem eu posso chamar?

Fique tranquilo, você pode contar com a Demolidora FBI, empresa consolidada, competente e profissional que vem trazendo sucesso por onde passa durante mais de 30 anos de serviços com presença nacional.

A Demolidora FBI conta com o serviços de demolição mecanizada, silenciosa, contaminada, manual, de alto risco entre outros muitos serviços de engenharia civil onde você pode ficar sossegado, pois tem um histórico magnífico, tendo como cliente a “Bayer”, “UNIFESP”, “Amil”, “Michelin” entre outros muitos clientes grandes de nossa nação.

Para começar o estudo e adequação para sua demolição basta acessar o canal de atendimento deles via portal que em pouco tempo seu projeto se torna realidade.