BLOG

Norma ABNT para demolição: Veja qual a principal para atuar com os procedimentos de demolição!

Para realizar uma construção civil todos os seus procedimentos é necessário passar por um alvará de aceitação de obra. Com relação a demolição isso não é diferente, no entanto como os serviços de demolição estão relacionados com os processos de remoção de estrutura é preciso que a equipe responsável pelas atividades no canteiro esteja atenta aos cuidados necessários para exercer o trabalho.

Por isso fique atento ao texto de hoje, pois vamos abordar tudo sobre a norma ABNT para demolição e a sua importância, acompanhe!

O que é a norma ABNT para demolição?

Como já discutimos anteriormente, é necessário que a empresa que vai prestar serviços de demolição necessita conter um alvará de liberação da prefeitura. Por isso a norma ABNT de demolição entra em vigor nessas questões, mas afinal o que é a norma ABNT para demolição?

É importante sabermos que a norma ABNT para demolição está ligada diretamente aos conceitos da NR 18, e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, trabalha com os suplementares de segurança na realização de qualquer atividade do canteiro de obras, por isso logo a seguir vamos conhecer uma NR que aborda os procedimentos de demolição nos serviços civis. 

Entenda como funciona a NR 18:

A NR 18, a partir do quinto verso, fala sobre os procedimentos ligados à demolição civil. Por isso vamos entender como é abordado essa questão da norma ABNT para demolição:

  • 18.5.1 Antes de se iniciar a demolição, as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor. 
  • 18.5.2 As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, prévia e periodicamente, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros. 
  • 18.5.3 Toda demolição deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado. 
  • 18.5.4 Antes de se iniciar a demolição, devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frágeis. 
  • 18.5.5 Antes de se iniciar a demolição de um pavimento, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolição. 
  • 18.5.6 As escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulação de emergência e somente serão demolidas à medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores. 
  • 18.5.7 Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecânicos, ficando proibido o lançamento em queda livre de qualquer material. 
  • 18.5.8 A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinação máxima de 45º (quarenta e cinco graus), fixadas à edificação em todos os pavimentos. 
  • 18.5.9 No ponto de descarga da calha, deve existir dispositivo de fechamento. 
  • 18.5.10 Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 2 (dois) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra. 
  • 18.5.11 Os elementos da construção em demolição não devem ser abandonados em posição que torne possível o seu desabamento. 
  • 18.5.12 Os materiais das edificações, durante a demolição e remoção, devem ser previamente umedecidos. 
  • 18.5.13 As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado. 

Quais são os procedimentos de demolição?

Demolição Mecanizada

São demolições de médio e grande porte, contendo lajes e vigas de concreto, estruturas metálicas, reservatórios em concreto armado, pisos industriais, etc., utilizando-se máquinas e equipamentos providos de motores, tais como: escavadeiras, carregadeiras, guindastes, martelos pneumáticos, tesouras hidráulicas e caminhões trucados.

Demolição Silenciosa

Demolição realizada nos locais em que há necessidade de cautela com o volume auditivo, porque não poderemos ocasionar um desconforto, pois pessoas transitam por aquele lugar ,  iremos citar  exemplos de lugares onde ocorre esses trabalhos, como: Hospitais, escolas e etc. As ferramentas que são utilizadas para esse trabalho são silenciosas, portanto definimos esse nome.

Demolição Manual

Para a realização dessa demolição não precisamos de máquinas com grande porte, isso ocorre devido a localização de onde vão ocorrer os trabalhos,  provavelmente não suporte o peso das máquinas

Demolição de Alto Risco

Realizamos esses trabalhos em ambientes de difícil acessibilidade, por exemplo alturas e  lugares que há pessoas circulando no local, sabendo disso a obra que realizamos no ambiente é com muita segurança e cuidado, orientando todos os funcionários sobre as medidas de proteção do local. Esses trabalhos a empresa costuma sempre levar a melhor equipe para a realização da obra.

Demolição Contaminada

É realizada esta demolição quando tratamos de instalações antigas, porém também realizamos esses trabalhos na área de químicas industriais, o cuidado é extremo e com muita cautela nos serviços que serão realizados, inclusivamente na proteção de nossos funcionários que estão realizando o trabalho no local.