BLOG

Norma técnica de demolição: Veja como funciona

Para realizar uma construção civil todos os seus procedimentos é necessário passar por um alvará de aceitação de obra. Com relação a demolição isso não é diferente, no entanto como os serviços de demolição estão relacionados com os processos de remoção de estrutura é preciso que a equipe responsável pelas atividades no canteiro esteja atenta aos cuidados necessários para exercer o trabalho.

 

Por isso fique atento ao texto de hoje, pois vamos abordar tudo sobre a norma técnica de demolição e a sua importância, acompanhe!

O que é norma técnica de demolição?

Como já discutimos anteriormente, é necessário que a empresa que vai prestar serviços de demolição necessita conter um alvará de liberação da prefeitura. Por isso a norma técnica de demolição entra em vigor nessas questões, mas afinal o que é a norma técnica de demolição?

 

É importante sabermos que a norma técnica de demolição está ligada diretamente aos conceitos da NR 18, que vamos entender como ela funciona logo a seguir:

 

Saiba como funciona a NR 18:

A NR 18, a partir do quinto verso, fala sobre os procedimentos ligados à demolição civil. Por isso vamos entender como é abordado essa questão da norma técnica de demolição:

 

  • 18.5.1 Antes de se iniciar a demolição, as linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor. 
  • 18.5.2 As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, prévia e periodicamente, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros. 
  • 18.5.3 Toda demolição deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado. 
  • 18.5.4 Antes de se iniciar a demolição, devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frágeis. 
  • 18.5.5 Antes de se iniciar a demolição de um pavimento, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolição. 
  • 18.5.6 As escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulação de emergência e somente serão demolidas à medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores. 
  • 18.5.7 Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecânicos, ficando proibido o lançamento em queda livre de qualquer material. 
  • 18.5.8 A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinação máxima de 45º (quarenta e cinco graus), fixadas à edificação em todos os pavimentos. 
  • 18.5.9 No ponto de descarga da calha, deve existir dispositivo de fechamento. 
  • 18.5.10 Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 2 (dois) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra. 
  • 18.5.11 Os elementos da construção em demolição não devem ser abandonados em posição que torne possível o seu desabamento. 
  • 18.5.12 Os materiais das edificações, durante a demolição e remoção, devem ser previamente umedecidos. 
  • 18.5.13 As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado. 

Conheças quais são os procedimentos de demolição:

Demolição Manual

Realizamos essa demolição como o próprio nome dito, manualmente, a mesma não será  necessária  um auxílio de máquinas com um grande porte para a realização deste trabalho, isso acontece devido a área onde ocorre os serviços  muito provavelmente não aguente o peso das máquinas.

Demolição de Alto Risco

As obras são realizadas em lugares de difícil acesso, com grandes alturas ou também locais onde ocorre a movimentação de pessoas circulando, os funcionários têm a ciência disso e o trabalho é realizado com um cuidado muito extremo, salientando todos que estão no local vulgo os funcionários sobre as prevenções necessárias para a realização do trabalho no ambiente. Para realizarmos o trabalho, selecionamos os melhores da equipe que possuam a maior experiência perante a empresa.

Demolição Silenciosa 

Fazemos esta demolição em lugares onde o ambiente é público e que o barulho pode gerar  alguns problemas, então os serviços prestados são com extremo cuidado. Citando os locais que realizam esses serviços são: as escolas, hospitais, praças públicas e etc. Os materiais necessários para comandar a obra são bem silenciosos, em decorrência disso esse nome foi batizado.

Demolição Contaminada

Este é realizado da seguinte forma, são feitos em locais com as instalações antigas que precisam de um zelo para ser trabalhado, também trabalhos nas áreas de indústria química, precisamos ter cautela nos serviços que serão prestados, exclusivamente na proteção dos trabalhadores que realizarão a obra no local.

Demolição Mecanizada

São demolições que podem ser denominadas de grande ou de porte médio, podendo ser realizadas em vigas, estruturas metálicas e etc. Para a sua realização precisamos de máquinas com um grande porte para concretizarmos o trabalho, como: Escavadeiras, martelos pneumáticos, guindastes e etc.