BLOG

O que é INCC? veja como funciona seu cálculo

Muitas obras realizadas por meio da construção civil, são embasadas através do INCC, mas afinal o que significa essa sigla? Obviamente se você não faz parte deste ramo, talvez esse termo seja irreconhecível, porém no artigo de hoje, vamos abordar todos os conhecimentos relacionados a este meio.

 

O INCC significa Índice Nacional de Custo de Construção, ele se trata do índice que é calculado mensalmente em todas obras concretizadas em nosso país e quem realiza esse procedimento é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O INCC é base de uma componente que integra o IGP (índice Geral de Preços), o mesmo corresponde a cerca de 10% do consumo calculado por essa fonte de pesquisa.

 

A função do INCC é acompanhar o aumento dos consumos que são usados nas construções civis. Vale ressaltar que essa fonte de pesquisa foi a primeira a se tornar oficial no Brasil para os cálculos relacionados aos custos de uma construção civil, com isso o peso de uma base de pesquisa através do INCC é muito qualificado.

 

A princípio de tudo, o primeiro índice que continha a finalidade de avaliar esse cálculo de variação das construções era realizado pela ICC (Custo da Construção), isso por volta da década de 50, e sua formalização concentrava-se apenas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Após alguns anos no mercado esse cenário precisou ser reintegrado para todo o território nacional, com isso resultou-se na criação da INCC no ano de 1985 com isso a mesma passou a integrar a IGP, facilitando ainda mais o cálculo com relação aos meios construtivos.

Como calcularmos o INCC?

O cálculo desse procedimento é feito pela Fundação Getúlio Vargas, como já vimos anteriormente, porém como ele é realizado?

 

A Fundação Getúlio Vargas consulta o aumento dos custos dos consumos que são utilizados no canteiro de obras, por exemplo, o serviço prestado, equipamento, mão de obra da empresa e as tecnologias usadas, entre outros. Com isso o mesmo obtém os principais resultados baseadas na média ponderada fornecidas pelas principais capitais brasileiras, como por exemplo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Paulo.

 

A conclusão que se tira é que a FGV através dos orçamentos fornecidos das principais capitais do território brasileiro realiza o cálculo do INCC e com isso faz as seguintes considerações do custo obtido nas obras e são os: acabamentos, estruturas e instalações.

Conheça os tipos INCC:

INCC-10

O INCC-10 busca acompanhar a progressão dos custos na construção civil, no entanto o que costuma diferenciar esse elemento dos outros cálculos é que ele é feito no dia 11 do mês antecedente e concretizado no dia 10 do mês que o sucede. Esse nome foi destinado para esse procedimento pois ele é realizado todo mês no seu décimo dia, e com isso corresponde a cerca de 10% da composição do IGP.

INCC-DI

Esse INCC corresponde a Disponibilidade Interna (DI), portanto o mesmo tem referência na alteração dos custos na construção civil, do primeiro dia até o último do mês que está sendo calculado. E esse procedimento também integra cerca de 10% no Índice Geral dos Preços.

INCC-M

Existe ainda com relação ao INCC o Mercado, ele corresponde a evolução dos custos na construção civil do dia 21 do mês antecedente e o dia 20 do mês referencial, e igualmente aos dois INCC anteriores o mesmo também compõe cerca de 10% do IGP.

 

Imagem 2

Conheça a melhor empresa de construção civil na questão orçamentária

A Demolidora FBI certamente é a melhor empresa com relação à custo benefício para você realizar um trabalho, estamos no mercado há mais de três décadas levando serviços de qualidade e excelência para toda a população. A nossa companhia sabe da importância do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), com isso você já reconhece que a Demolidora FBI é considerada a melhor para concretizar sua obra, portanto entre em contato com a nossa equipe, que te auxiliaremos com todos os procedimentos.