BLOG

O que é o disco de corte diamantado?

Certamente você já ouviu falar sobre o disco de corte diamantado, eles são máquinas elétricas que podem cortar inúmeros tipos de materiais, por exemplo concreto, madeira e etc. 

Os discos diamantados que compõem esse maquinário são feitos de abrasivos, o mecanismo que o equipamento contém é constituído por grãos de diamantes e que estão fixos em uma liga metálica que se chama banda. No seu procedimento o disco de corte diamantado efetua como o próprio nome diz o corte do material que será utilizado, o equipamento quando executa o trabalho acaba desgastando-o. Após um certo tempo utilizando a ferramenta de corte começa a ocorrer aparições de desgaste do disco de corte diamantado, tornando-o lisa, com isso é necessário fazer a troca do disco que compõe o maquinário.

Nesse artigo vamos entender tudo sobre o disco de corte diamantado, como ele é utilizado, os cuidados, seus tipos e etc.

Conheça os tipos de Banda:

 

Contínua

A superfície desse disco diamantado de corte é constituída por uma planície no seu contorno. Esse tipo de ferramenta é indicado para realizar procedimentos onde a precisão do acabamento do material é alta, o corte que esse disco realiza nos materiais evita que o mesmo crie chances de obter rachaduras na sua superfície. Muitos profissionais indicam o uso de água para quando executarmos procedimentos com o disco de corte diamantado, devido ao atrito que ocorre entre material e ferramenta.

 

Turbo

O que sobressai do disco de corte diamantado tipo turbo, é que contém uma velocidade  maior do que a do disco “contínua”, o acabamento e a estabilidade de corte é favorecida na questão do procedimento a seco, sem que ocasione em um superaquecimento no maquinário. Esse equipamento é essencial na utilização de corte de materiais intermediários.

 

Segmentada

Esse tipo de material os profissionais indicam seu em materiais com resistência bruta, onde não necessitam uma precisão e qualidade no acabamento, os exemplos são tijolo, reboco, concreto, basalto e etc. Esse disco de corte diamantado proporciona maior atrito quando são utilizados, pois como estamos tratando de materiais com maior resistência, logo o procedimento exige dificuldades.

Os componentes que podem ser usados pelo disco segmentada são:

  1. Disco Diamantado para asfalto
  2. Disco Diamantado para concreto
  3. Disco Diamantado Multiuso
  4. Disco Diamantado para Granito e Mármore.

Entenda, o que é corte a seco ou água? com o disco de corte diamantado

No mercado há discos que são predominados como corte a seco e também existem os que são denominados como corte com água.

Os procedimentos que são feitos a seco, o próprio maquinário contém uma ventilação que evita o superaquecimento do mesmo, essa ventilação é gerada conforme o disco realiza a sua rotatividade.

Já os procedimentos que usam a água como forma de segurança, é para evitar o superaquecimento da ferramenta, então a água é usada como forma de resfriar o disco e também remover os resíduos ocasionados na operação.

Nos dois casos podemos observar a diferença da vida útil do disco. Quando o procedimento é feito a seco, o rendimento do equipamento cai em 70%. Portanto, devido a isso, profissionais do ramo indicam que sempre que possível utilize água para executar um serviço com disco de corte diamantado.

Saiba as recomendações de segurança para executar esse procedimento

Quando tratamos sobre qualquer questão em um canteiro de obras, segurança para a realização do serviço é essencial, digamos que é o principal antes de iniciarmos as atividades.

Quando falamos de procedimentos com corte de disco diamantado não é diferente e um dos maiores problemas estão ligados ao mau uso da ferramenta. Devemos saber que para usarmos essa ferramenta devemos estar cientes sobre suas instruções também é preciso estarmos orientados sobre as regulamentações nacionais para o uso desse maquinário.

Para qualquer execução de atividade com disco de corte diamantado é sempre bom saber qual a rotação necessária para realizar aquele procedimento.