BLOG

O que é pé direito na construção civil?

É um termo muito diferente do que estamos acostumados a ouvir na construção civil, afinal qual é a origem do nome pé direito na construção civil, vamos entender.

Uma curiosidade muito importante é que esse termo técnico é usado apenas no Brasil, isso foi denominado por engenheiros e arquitetos do período colonial que designavam estacas de madeira para a sustentabilidade das estruturas. No entanto o sentido dessa técnica está ligada a hipótese de que surgiu um pé, que pode ser denominado como uma árvore e o direito significa o que está em prumo, formando um ângulo reto, com isso definiu-se que o pé direito são as madeiras que formavam o ângulo correto para dar apoio a base da construção.

Outra possível interpretação com relação ao pé direito é que ele pode significar altura certa. No sistema métrico de medidas o pé é uma unidade que corresponde respectivamente a 30,48cm. Portanto, a palavra direito é a denominação de algo que está correto, e isso indicava que o procedimento poderia ser realizado normalmente.

Atualmente o termo pé direito é utilizado na construção civil para fazer a medição dos pavimentos até o teto. Nos ambientes comuns, a altura do teto tende a ser uma medida padrão, entretanto em locais diferenciados identificamos pé direito duplo, altos e etc.

Um procedimento com pé direito na construção civil exige muita técnica e estudo, por isso contratar uma equipe especializada no ramo, é essencial para que você não tenha problemas futuros com relação a estrutura do seu imóvel, então certifique-se sobre a empresa antes de contratá-los.

Conheça os tipos de pé direito:

Como já destacamos anteriormente existem alguns exemplos de pé direito, e eles são considerados baixos, altos e duplos, vamos abordar um pouco sobre eles logo a seguir:

Pé direito duplo

O considerado pé direito duplo, ele é conhecido por esse famoso nome pelo fato de sua altura ser maior que o pavimento comum, isso de forma duplicada, portanto ele atinge cerca de 5 a 6 metros em um único local. Ele é considerado luxuoso em relação aos demais, pois é encontrado somente em imóveis de alto padrão, como mansões, casas de grande porte ou condomínios com apartamentos que contém cobertura.

Considerado uma das melhores características no aspecto visual, o pé direito duplo na questão da construção pode ser um procedimento bastante dificultoso para os arquitetos e engenheiros que vão realizar a obra. O projeto demanda bastante técnica e muito conhecimento, portanto o cuidado na hora de realizar é essencial.

Pé direito baixo

O pé direito baixo, é exatamente como o próprio nome diz, ele apresenta uma altura menor com relação ao padrão, e essa medida pode variar entre 2 a 2,30 metros, portanto é considerada uma medida pequena com relação à que foi citada anteriormente. Como essa medida é classificada como baixa, ela gera uma impressão de um local mais apertado, no entanto podemos enxergar uma sensação de conforto e aconchego naquele ambiente.

Se tratando em um contexto geral, a utilização desse pé direito para apartamentos com poucos cômodos, onde acolhe apenas um casal, ou o indivíduo que mora sozinho, eles são preservados e visam esse tipo de público que busca maiores precisões nas escolhas.

Pé direito alto

Esse é considerado um dos modelos mais procurados no mercado imobiliário e os corretores frisam em vender casas, apartamentos e etc, que contenha esse pé direito alto, pois são considerados diferenciados. Com relação a altura desse procedimento, ela não é estipulada com forma exata ou com certa precisão, mas o que podemos considerar como pé direito alto são os imóveis que possuem cerca de 3 metros ou mais que isso.

Uma característica que está ligada a esse elemento é que ele proporciona uma boa circulação do ar naquele ambiente específico, também vale destacar que o design que predomina nesses locais são amplamente sofisticados. O trabalho que o arquiteto terá na hora de proceder essa planta, estão ligados aos acessórios e os móveis do local.