BLOG

O que é pluvial e fluvial?

Duas palavras que são bem confundidas, elas possuem semelhança na sua escrita mas diferentes uma da outra, e vamos entender o que é cada uma delas, afinal, o que é pluvial e fluvial? 

Pluvial são águas provindas das chuvas, já a fluvial dos rios, como as águas pluviais sua origem é da chuva, elas não podem ser destinada a uma rede de tratamento de esgoto, as organizações que são responsáveis por cuidarem dessas questões são atentas para que esse erro não possa ocorrer de forma alguma, somente as águas originadas do ralo ou de vasos sanitários são destinadas a rede de esgoto, onde passam por todo um tratamento para que possam voltar ao meio ambiente. No processo pluvial da chuva, elas não precisam ser direcionadas a tratamento, seu destino é diretamente para lagos e rios para que possam abastecer as casas, condomínios, empresas e etc.

Entenda como funciona os processos de água pluviais

Já vimos o que é pluvial e o seu significado, agora vamos entender como funciona todo esse procedimento de origem da água da chuva:

Drenagem da água

Nas cidades as águas de drenagem entram pelo sistema de tubulações concentradas nas ruas, quando isso não ocorre elas são absorvidas pelo solo e isso acaba originando no escoamento da superfície. No caso citado por último, um problema que pode ser gerado é caso a cidade que recebeu aquele volume da chuva não contenha um sistema de precipitação para lidar com aquela quantidade de água.

Os cuidados na rede pluvial

Já antecipamos que é necessário e importante a separação do “o que é pluvial’ e as águas derivadas de esgotos, são operações distintas que não podem ser confundidas ou o seu mau uso poderá acarretar problemas para a população. São comuns problemas de enchentes em cidades grandes e isso afeta a destinação das águas pluviais trazendo malefícios para aquele local que sofreu com as fortes chuvas. As redes de esgoto são preparadas para um volume específico de recepção dessas águas, quando a demanda é em grande quantidade, sobrecarrega as tubulações gerando um prejuízo para a cidade.  

 

O que é erosão pluvial?

Sabemos do significado de o que é pluvial, mas e essa palavra quando composta por erosão? Ela significa o desgaste progressivo do solo, nos átomos que formam antes da cultivação do local. Isso ocorre por conta das ações da água e do vento serem ocupadas de forma irregular no solo e também devido a técnicas indevidas na questão da agricultura.

Esse tipo de erosão, que é provocada por ação da chuva, é umas das principais causas de depravação da terra. Vemos que quando acontece de a vegetação daquele ambiente não conter a proteção do solo devidamente correta, ocorre a retirada do material daquela área quando chegam as fortes chuvas, que causam buracos e também rachaduras no solo. Isso dependerá da força e da intensidade que a chuva incide no local e essas obturações no solo é o que causa o famoso fenômeno que estamos abordando, vulgo a erosão pluvial. 

O impacto que essas erosões causam são de grande prejuízo, em maior parte dos casos o solo não consegue se recuperar e a plantação que ali ocorria, será destinada para outro lugar, outra derivada desse fenômeno é a perda das espécies que se situavam naquele local. Outro dano que esse evento proporciona é o desequilíbrio da flora, podendo ocasionar deslizamento de terras e etc.

 

Conheça a empresa que zela pelo meio ambiente 

A demolidora FBI é uma empresa que se preocupa com a questão ambiental, principalmente com a água que é destinada a nós. Somos uma empresa que estamos no mercado desde meados dos anos 80, prestando serviços para todo o Brasil com muita dedicação. Se curtiu o conteúdo sobre o que é pluvial, nossa empresa trabalha com serviços na área da construção civil, entre em nosso site e conheça todos os nossos trabalhos. A demolidora FBI agradece a sua presença.