BLOG

O que é SIPAT?

Hoje vamos entender o significado da sigla SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) o que ela faz? para que serve? como funciona e etc.

A SIPAT é organizada por toda empresa que contém uma CIPA (C omissão Interna de Prevenção de Acidentes), essa comissão tem como função elaborar uma semana de atividades especiais na empresa, como forma de conscientização entre os funcionários sobre os procedimentos de segurança na realização dos serviços.

Para que todos os funcionários consiga produzir suas tarefas no seu dia-a-dia, a SIPAT tem como objetivo demonstrar todos esses procedimentos passo a passo para que não haja erros na elaboração do serviço, portanto nessa semana especial os integrantes da comissão deve mostrar através das legislações e as normas de segurança como praticá las as atividades.

Toda empresa que preserva o zelo do funcionário e tem como primordial cuidar da saúde do mesmo, sabe da importância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, então como vimos em nossa introdução sobre a SIPAT, ela é a melhor maneira para que uma empresa evite acidentes na realização dos seus serviços.

Entenda como surgiu a SIPAT

A SIPAT é uma atividade que consta em nossa legislação nacional, ela é consideravelmente a NR-5. Na portaria n°3.214 do dia 08 de junho de 1978, ela aborda as obrigações que a CIPA deve atribuir em atividades anuais junto com a SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina) que essas organizações promovem a própria Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Apesar dessa legislação entrar em vigor somente em 1978, a mesma já foi citada no decreto n°34.715 do dia 27 de novembro de 1953, no entanto essa atividade tinha como objetivo a comemoração, e não uma obrigação das empresas em promover atividades de conscientização dos funcionários em relação à segurança do trabalho.

Quando as empresas devem atribuir as atividades da SIPAT?

As empresas por lei são obrigadas a realizarem as atividades da SIPAT ao menos uma vez por ano, como previsto na legislação. A NR 05, não atribui uma data específica para a realização dessa Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

A programação das atividades em relação a SIPAT fica a encargo da CIPA, quanto a data que será realizada também são de responsabilidade dessa comissão, tudo isso fica a critério desse grupo, lembrando que ao menos uma vez ao ano isso tem obrigatoriedade de acontecer.

Saiba como realizar a SIPAT na empresa

Fazer um Planejamento

Para a realização da SIPAT fazer um planejamento de todas as atividades que serão programadas são essenciais, é ideal saber organizar as palestras, dinâmicas e treinamentos que serão realizados nesta semana. A organização deve saber sobre os principais itens para concretização deste evento como a data da SIPAT, atividades que serão realizadas, recursos financeiros que serão utilizados, responsáveis de cada tarefa e por último os temas prioritários. 

Criar um Cronograma

Para que não ocorra erros na realização dessas atividades, é extremamente necessário a criação de um cronograma com as ações disponibilizadas neste evento. Sabemos que a CIPA tem esse controle, pois contém quase todo o ano para a programação dessas atividades que serão propostas, porém a equipe tem consciência que para realizar esse evento sem ocorrer erros, é necessário uma criação do cronograma das tarefas que serão procedidas. 

Faça pesquisas e obtenha os resultados

Muitos funcionários que participam da SIPAT, em maioria sentem-se na obrigação de participar pois não querem ser mal vistos em relação aos superiores, entretanto, essa sensação de obrigação pode ser mudada caso o colaborador deseje aproveitar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Por isso, sempre ao final de cada atividade realizada, faça uma entrevista com o funcionário perguntando os pontos positivos e negativos daquela tarefa proposta.

 

Com os resultados coletados, a CIPA entende quais foram as atividades que mais agradou aos funcionários da empresa, com isso também questiona a todos eles sobre o que mais gostariam que fosse implantado para a próxima edição do evento. Essa boa interação profissional consegue atrair os funcionários e incentivá-los a participar da semana interna de prevenção de acidentes.