BLOG

O que é sucateamento na construção civil?

Certamente você que atua na construção civil já ouviu falar em um material chamado sucata, eles são altamente aproveitados nos meios de construção precisamente para qualquer reciclagem de material presentes no canteiro, pois trata-se dos materiais metálicos ferrosos ou não ferrosos. No artigo de hoje veremos qual a importância desse elemento nos processos de construção civil.

 

Esse termo que conhecemos como sucata é lembrado por muitos como um material que não contém utilidade alguma e precisam ser descartados, porém esse pensamento é altamente errado. Sabemos que esses são os resíduos que restam do processo de fabricação, onde os seus reparos não há uma compensatória econômica, no entanto esses materiais que restaram desse procedimentos podem ser transformados, e por meio da reciclagem as sucatas podem virar matéria-prima ou até mesmo subprodutos, e todos com grandes valores comerciais.

 

Falando em números com relação ao sucateamento dos materiais, sabemos que essa prática é altamente positiva para todos nós presentes no canteiro de obras e também é algo proporcionalmente na questão qualidade de vida humana, pois com a reciclagem das sucatas iremos contribuir para menores índices de lixos materiais, ajudando o nosso meio ambiente. Empresas afirmam que a partir do sucateamento dos materiais, reduzimos cerca de 85% da poluição do ar e diminui também na consumação de água um número estimado na casa dos 76%, ou seja, a realização do sucateamento é importante para que números como esses citados anteriormente sejam benéficos para nós seres humano que iremos contribuir no bem-estar da natureza.

Veja o quão potente é o sucateamento dos materiais:

Os resíduos constituídos do processo destinado como sucata, são produzidos na fabricação que conhecemos na indústria e também no acabamento dos produtos. Obras que são executadas em diferentes setores é considerada altamente produtora da sucata, como por exemplo, indústria siderúrgica, naval, automobilística e também de construção civil, esses são os principais meios que produzem a sucata.

 

Há muitas pessoas que questionam se a sucata pode ser reciclada e transformada em um novo material, e a resposta é simples e clara. Com toda certeza! 

 

A reciclagem contribui e muito para essa questão natural dos materiais, além disso é surreal os números de diminuição com relação ao impacto ambiental quando as empresas descartam o material no local certo, para que as empresas especializadas consigam realizar o sucateamento, é um procedimento que vêm crescendo muito no decorrer dos últimos anos, muitos comerciantes estão reaproveitando os materiais de origem do sucateamento e destinando a vendas, o que é viável financeiramente e também contribui com a natureza já que não precisará utilizar recursos naturais para a construção do seu material.

 

Abordando números vantajosos com relação a essa prática, muitos estudos mostram que cerca 1.140 kg do minério, 154 kg do carvão e 18 kg de cal, são economizados quando realizamos o sucateamento desses materiais, ou seja, usarmos a reciclagem do mesmo ao invés extrairmos dos recursos naturais.

Veja quais materiais são recicláveis com o processo de sucateamento:

Sucata de cobre

O metal é 100% reciclável, então eles podem ser transformados diversas vezes, com isso diminuindo a sua extração no recurso natural, e vale ressaltar que mesmo sendo reciclado a sua qualidade e desempenho não é afetada de forma alguma, o cobre em si é utilizado em instalações elétricas, pois é um material considerado um dos melhores em relação a condução de energia.

Sucata de alumínio

É um material que pode ser triturado ou até mesmo fundido, com isso gera o seu estado líquido. No resultado desse procedimento podemos obter os lingotes e as chapas de alumínio que auxiliam na fabricação das embalagens.

Sucata de ferro

Sua aplicação é visível na construção mecânica, fazendo até mesmo a substituição do aço, sem que perca suas vantagens. É um material que auxilia na produção dos maquinários, ferramentas, estruturas e etc.

Sucata de aço

É considerado um dos mais recicláveis, são realizados na indústria da siderúrgica nos seus alto-fornos, com isso tornando sua liga de carbono altamente resistente e voltando para a produção no meio de construção.