11 4207-6044 | contato@demolidorafbi.com.br

O que é terraplanagem?

A terraplanagem é de grande importância para a engenharia civil porque é a base da maior parte do trabalho. Por mais simples que pareça, a técnica é essencial para que um trabalho saia do papel e se for realizado sem a supervisão de bons profissionais, problemas como erosão e deslizamentos de terra podem aparecer no futuro.

Por se tratar de um processo de remoção do solo a fim de evitar defeitos no terreno, a terraplanagem é usada com mais frequência em locais com inclinações acentuadas, o que pode causar problemas na construção de edifícios e casas. Para realizar esse feito, a terra é removida da parte mais alta do solo e colocada na parte mais baixa.

É necessário para realizar essa técnica retroescavadeiras, carregadeiras e tratores de esteira que nivelam o solo de forma rápida e eficiente pelo contrário do que seria feito manualmente.

Mas, antes de fazer qualquer alteração é necessário que a empresa contratante passe por um processo de homologação pelos órgãos estaduais e federais, além de ter que ser cadastrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Os custos da terraplanagem podem custar até mesmo dois décimos da própria estrutura que será construída em cima do terreno. Tudo isso por conta do grau de complexidade de execução necessário para tornar o solo perfeito. Por isso, antes de selecionar um terreno é importante consultar um expert nesta área. Somente após a avaliação você poderá especificar o melhor método de terraplanagem para o local em questão.

Tipos de terraplanagem

A terraplanagem é composta por alguns processos, sendo que cada um é utilizado para um tipo de situação diferente, como por ex.:

  • Escavação: Necessário quando tem que ser retirado alguma porção de terra
  • Aterramento: Processo totalmente contrário à escavação, ou seja, precisa adicionar terra em algum local.
  • Drenagem: É necessário apenas para fazer a remoção de água de um local.
  • Destocamento: Necessário para remoção de plantas e árvores
  • Demolição: É o processo mais comum e frequente, processo este que é o de derrubar construções para construir outra no local.
  • Compactação do solo: Esse é um dos últimos processos de finalização da terraplanagem, que é quando se utiliza rolos compressores para estabilizar o terreno/compactar terra, pedra, etc.

Quando é recomendado a terraplanagem?

De fato podemos classificar o que é terraplanagem como uma das mais importantes, se não a mais importante técnica de engenharia civil, pois ajuda na criação de obras da engenharia de solo para nivelar a áreas em desenvolvimento.

A necessidade da terraplanagem em um local será quando o terreno estiver acima ou abaixo do nível da rua e também o grau de dificuldade para executar o serviço.

De qualquer maneira, apenas um profissional da área tal como um topógrafo ou engenheiro civil poderá afirmar com toda certeza a necessidade da contratação de um serviço para terraplanar.

Quais são os equipamentos mais comuns da terraplanagem?

A terraplanagem utilizar muitas máquinas, mas existem as que são primordiais que praticamente todos os projetos vão utilizar, sendo elas:

 

  • Retroescavadeira
  • Escavadeira hidráulica
  • Mini escavadeira
  • Pá carregadeira com esteiras
  • Pá carregadeira com pneus
  • Mini carregadeira
  • Caminhões basculantes
  • Trator com esteira ou Bulldozer
  • Empilhadeira
  • Motoniveladora

 

O que pode ocorrer caso você não saiba o que é terraplanagem e contratar profissionais não qualificados?

Infelizmente, nem todos prestam atenção para o que é terraplanagem e a todas essas etapas e acabam optando por serviços de terraplanagem sem orientação profissional especializada ou simplesmente se preocupam apenas em pagar mais barato pelo trabalho e tomam soluções não profissionais.

O resultado pode ser muito catastrófico e comprometer o seu trabalho. Os problemas mais usuais causados ​​por essa situação são a erosão e os deslizamentos de terra, principalmente em encostas íngremes. Nesses locais, também pode ser necessário fazer uma boa drenagem das águas pluviais, bem como edificar muros para conter o solo. O profissional ainda precisa saber e cumprir com todos os códigos de obras da cidades, analisando as exigências e os obstáculos para edificar em áreas inclinadas, o que evita o embargo de obras, mesmo com terraplanagem.

Antes de remover a vegetação, também é importante verificar se não é uma área de conservação, bem como obter uma licença de corte. Se o material precisa ser descartado, requisitos especiais também devem ser aplicados.

Como posso evitar catástrofes em minha obra?

Agora você sabendo o que é terraplanagem, isso é muito simples. Basta você encontrar uma empresa com projetos bem sucedidos e entrar em contato com eles. Assim como a Demolidora FBI.

 

Para conseguir entrar em contato com eles é muito fácil e rápido, basta acessar o portal deles, ir na aba de contatos e falar com eles através do formulário do site, email ou até mesmo ligando para eles.

Lembrando que eles já tem mais de 30 anos de experiência, projetos muito bem sucedidos além do seu incrível trabalho seguindo as normas da “GBC Brasil” a fim de um meio ambiente bem cuidado.