BLOG

Processo de Britagem: Conheça o procedimento mais utilizado para demolir rochas

Na construção civil há diversos procedimentos que dão origem a uma matéria prima que pode ser utilizada em um canteiro de obras e o processo de britagem é um deles. Ele funciona da seguinte maneira:

O material é demolido em uma usina de reciclagem de entulho, e a resultante deste processamento dará início a uma triagem que separa os despejos originais, ocasionando uma britagem que é feita por um maquinário chamado britador móvel. Quando o assunto é britagem com relação aos entulhos, esse procedimento ocorre em consideração a retirada dos materiais finos, e a ferramenta que proporciona isso é uma grelha que está localizada no alimentador do britador móvel. Com isso temos o seguinte resultado, o equipamento seleciona a terra que será utilizada e transporta para outro maquinário, assim teremos a separação das britas.

A separação das britas é feita através do transporte de correia radial, esse procedimento permite que o operador consiga realizar a performance de duas formas, e elas são: Os procedimentos que estão ligados à pilha do chamado agregado vermelho e também a peneira vibratória. Com isso os resíduos à base de cimento, apresentam diversos tipos de tamanhos, e são classificados de acordo com a suas granulometrias.

Conheça os maquinários que ajudam no processo de britagem:

O processo de britagem como já falamos é um procedimento muito utilizado na construção civil, porém o que ainda não contamos pra vocês é que existem maquinários com relação ao britador móvel que auxiliam em cada etapa no processo de britagem, e vamos conhecê-los logo abaixo:

 

Britador Mandíbula

O britador mandíbula foi projetado para oferecer a maior resistência possível e também economicamente falando, esse maquinário é muito útil, pois a manutenção e a troca de peças deste equipamento é feita de forma simples e rápida, fazendo com que o proprietário consiga realizar altas demandas de produção da matéria prima.

No mercado há muitos modelos de britadores mandíbulas, porém o responsável pela compra do equipamento deverá escolher de acordo com as suas necessidades e demandas. Alguns modelos podem chegar a produção máxima de trabalho com 745 toneladas por hora, e a sua potência gira em torno dos 200v. A abertura da mandíbula no modelo de maior precisão pode chegar a 1250x950mm, isso permitirá que o operador consiga colocar facilmente os materiais que são considerados difíceis de triturar.

Britador Cônico

Esse tipo de britador é semelhante ao giratório, ele possui um eixo oscilante e dentro dele contém um revestimento que atua como um reservatório e um manto. Contudo o que vale destacar desse maquinário é que eles aproveitam a compressão feita pelo britador mandíbula e gera com maior redução esse procedimento e o resultado disso, são as britas.

 

Britador de Impacto

Sua funcionalidade como o próprio nome diz é a forma como ele impacta as rochas, essa colisão entre os materiais faz com que as rochas fiquem cada vez menores. Seu uso é muito comum, pois esse britador consegue executar os principais tipos de britagem, que são: primária, secundária, terciária e quartenária.

Veja a classificação com relação a granulometria das britas:

Pó de Brita 

O pó de brita é utilizado nas produções de concreto onde contém a textura fina, ele é constituído por uma malha que varia esse material entre 0 mm a 5 mm. Com isso o elemento pode oferecer alta maleabilidade, e podendo ser usado em usinas para o asfaltamento principalmente nas calçadas, em argamassas de contrapisos e também em estruturas com concretos pré-moldados.

Brita 0 ou Pedrisco

A brita de classificação 0 ou pedrisco também contém uma malha de pequena dimensão, com a sua granulometria que varia de 4,8 mm a 9,5 mm. Bem utilizada nas construções de vigas, vigotas, lajes pré-moldadas, blocos de concreto que são intertravados e por fim também é usado para acabamentos do canteiro de obras.

Brita 1

Considerado um dos melhores na categoria, esse tipo de brita é um dos mais utilizados pelas construtoras no Brasil, sua malha pode variar de 9,5 mm a 19 mm. Esse material é o mais encontrado em produções de concreto, e com isso serve de auxílio para construção das vigas, colunas e lajes. 

Brita 2 

Por conter maior grossura, onde sua granulometria varia entre 19 mm a 25mm, essa brita é usada para formar concreto bruto, pois são considerados mais resistentes e para isso são utilizados em fundações de pisos que contém uma espessura maior. 

Brita 3

Esse contém uma dimensão um pouco maior que os anteriores e por conta disso não é utilizado muito em produções com o concreto. Seu uso é condicionado à construção de aterros, drenos e lastros ferroviários, pois sua malha varia de 25 mm a 50 mm.

Brita 4

Esse material são destinados para eles aplicações muito específicas, pois sua dimensão pode variar de 50 mm a 76 mm. Onde o mesmo pode atuar com lastros ferroviários, além de tudo são usadas para obras de saneamento, construções de estações de esgoto, gabiões, sumidouros, reforços de subleitos e tubulações.

Brita 5 

Brita de categoria número 5 realizam os mesmo procedimentos que a brita de categoria 4 concretiza, porém a única diferença entre as duas são as margens de dimensões onde a brita 5 contém uma variação de 76 mm a 100 mm.