BLOG

Quais são as máquinas de terraplanagem mais utilizadas?

A terraplanagem é um trabalho utilizado para nivelamento de um espaço/terreno, ou seja, você tem um terreno que existe a necessidade de um estudo para ser nivelado, a fim de ser próprio para sustentação de uma construção, e para isso são necessárias diversas máquinas específicas que servem para diferentes tipos de situações tal como:

  • Drenagem
  • Escavação
  • Demolição
  • Aterramento
  • Destocamento
  • Compactação do solo

Como bem sabemos, é um trabalho que exige um nível de realização bem elevado, pois qualquer tomada de decisão errada pode comprometer toda a estrutura acima do local onde foi feita a terraplanagem.

Máquinas de terraplanagem mais utilizadas

Na terraplanagem são utilizadas máquinas para escavar o solo, armazenar detritos, transportar terra de um local para o outro e também as niveladoras/compactadoras sendo elas:

Retroescavadeira

É utilizada para transportar diversos tipos de materiais, nivelar terrenos e por conta de seus braços longos, é muito indicada para escavações de maiores profundidades. (Essencial dentre as máquinas de terraplanagem)

Escavadeira hidráulica

É um dos mais poderosos equipamentos utilizados para escavação, tudo isso devido a força de sua hidráulica.

Mini escavadeira

Assim como o próprio nome diz, é uma escavadeira menor, utilizada para obras menores, basicamente sua função é remover os entulhos da construção.

Pá carregadeira com esteiras

Serve para escavação, nivelamento do terreno, remoção de árvores e carregamento de caminhões/caçambas de entulho.

Pá carregadeira com pneus

Tem a mesma utilidade da carregadeira com esteira, porém é recomendada apenas para terrenos secos e firmes.

Mini carregadeira

É utilizada em sua maioria para obras de pequeno porte devido seu tamanho compacto. Utilizada para movimentação de entulhos, terra, e até mesmo carregamento de caminhões.

Caminhões basculantes

É uma peça essencial para todo tipo de obra, pois é utilizado para transportar em grande escala os entulhos e terra. (Essencial dentre as máquinas de terraplanagem).

Trator com esteira ou Bulldozer

Ele é ideal para a preparação do solo, remoção de raízes de árvores e nivelamento.

Empilhadeira

A empilhadeira tem uma função bem padrão praticamente em todos os lugares que é utilizada. Nesse caso não é muito diferente, pois continua carregando e descarregando materiais para organizar e agilizar o canteiro de obras.

Motoniveladora

É a famosa niveladora de estrada. É utilizada e recomendada para preparar o solo para ser nivelado, pois cria superfícies planas e inclinadas. (Essencial dentre as  máquinas de terraplanagem).

Compactador de rolo liso

A sua função é basicamente compactar toda a superfície do solo, ou seja, igualar os locais onde vão ser construídos.

 

Importância dos cuidados com a terraplanagem

Como já dito anteriormente, a terraplanagem é a base de uma construção e por mais simples que pareça, exige um grande estudo para montar um projeto detalhado sobre o solo e as técnicas que serão utilizadas. Sem a presença e monitoramento de excelentes profissionais, com certeza problemas de deslizamentos de terra e erosão, vão aparecer no futuro.

 

Por ser um processo que retira terra, é de costume ser utilizada em terrenos/espaços que contém declives que podem vir a causar problemas na construção de casas e edifícios. Além dos cuidados com planejamento para evitar esses tipos de problemas futuros, tem que ser feito com máquinas de terraplanagem de qualidade e com utilização própria para cada tipo de situação e serviço, já que pode gerar problemas imediatos, desde quedas de equipamentos até acidentes com os funcionários.

Porque contratar uma empresa especializada

Após vermos o que é a terraplanagem e sua importância, é claro que sabemos o quão relevante e necessário é a contratação de uma empresa competente e responsável pelo serviço. Sendo assim, uma empresa que vem desempenhando muito bem seu papel tanto em mão de obra especializada quanto em máquinas de terraplanagem de primeira linha, é a Demolidora FBI.

Demolidora FBI

A Demolidora FBI vem fazendo seu excelente trabalho há mais de 3 décadas. Todos seus serviços, seja ele de demolição, terraplanagem, pequeno ou grande, foram finalizados com enorme sucesso. Além de seguir com tamanha competência de acordo com as normativas da “GBC Brasil” que em prol do meio ambiente, segue a risca em todos os seus trabalhos com o descarte correto de água, reciclagem de materiais, relatórios dos entulhos entre outros cuidados.

 

Para maiores informações e detalhes basta entrar em contato através do portal Demolidora FBI