BLOG

Rachaduras: Veja como evitar isso em sua construção!

Uma construção civil com rachaduras está relacionada a problemas na patologia do local, mas o que é uma patologia?

As patologias na construção civil são consideradas os defeitos que ocasionam uma série de fatores perante uma estrutura, muitos especialistas costumam falar que uma estrutura apresenta condições de patologia quando a mesma não atende às funções que foram propostas para o seu levantamento. Portanto o reparo dessas patologias na construção civil, visam a melhoria daquele defeito, que nesse caso são as rachaduras, no entanto existem várias outras que conheceremos no decorrer do texto.

As rachaduras podem ser causadas nas paredes de alvenaria podendo conter uma abertura de até 3 mm. Esse incidente pode ocorrer no imóvel do proprietário por falhas nos procedimentos realizados pela equipe que prestou o serviço, ou seja, utilização de materiais inadequados, falhas de execução, entre outros. Por isso na hora de pesquisar uma empresa de construção, sempre verifique se a mesma é confiável para tais procedimentos, para que assim evite os problemas futuros com as rachaduras.

Como consertar as rachaduras na construção civil?

Como já vimos anteriormente as rachaduras são problemas ligados à patologia, mas afinal como a empresa responsável pelos serviços consegue consertar esse problema? 

Se a rachadura estiver contida na alvenaria da estrutura, ou seja, nos blocos ou por volta da argamassa de assentamento, esse reparo deve ser feito nesses locais citados. Quando isso ocorre nos revestimentos argamassados, é preciso que a equipe responsável pela obra avalie a rachadura contida na parede, após essas avaliações que a empresa pode dar prosseguimento no serviço.

Por que ocorrem as rachaduras?

Essa origem pode estar relacionadas a uma série de fatores, que vão desde a falta de um planejamento adequado, até o armazenamento incorreto dos materiais que serão utilizados para proceder a obra, no entanto isso também pode ser relacionado ao despreparo da equipe, com isso fique atento na hora de contratar uma empresa especializada nos serviços de construção civil, mas quais são os principais motivos para que ocorra uma rachadura na construção civil?

  • Falhas na hora de executar o serviço;
  • Baixa qualidade dos materiais presentes no canteiro;
  • Falta de manutenção no local;
  • Armazenamento desnecessário dos materiais primários
  • Erros na utilização do material;
  • Falta de empenho e atenção dos operadores e da equipe de gestão.

Quais são os tipos de rachaduras na construção civil?

Rachaduras diagonais

As rachaduras de forma diagonal são protagonistas nos vértices das aberturas de portas e janelas, um dos principais motivos para que ocorra esse tipo de rachadura são as vergas e contravergas insuficientes ou também a inexistência da carga aplicada na alvenaria, não suportando o peso instalado, portanto na maior parte dos casos das rachaduras diagonais são ocasionados pela sobrecarga desses materiais.

Rachaduras verticais

Essa rachadura é considerada a mais comum de acontecer, onde é visto com frequência nas verticais dos blocos ou das argamassas, podendo até penetrar ambos os materiais. As possíveis causas para ocorrer esse tipo de rachadura está ligada ao próprio bloco ou a argamassa que não possui uma boa resistência, não suportando o peso da estrutura que vai compor aquele meio.

Conheças outros tipos de patologia:

Infiltração

Os problemas que estão ligados a infiltração ocorrem, isso na maioria dos casos, por falhas da equipe na hora de colocarem os aparelhos hidráulicos. Por consequência dessa má execução, o local começa dar origem às manchas úmidas em suas fachadas, paredes, pisos e teto, e isso pode ser um problema bem complexo para solucionar.

A umidade ocasionada pela infiltração, pode até danificar os aparelhos eletrônicos que residem naquele ambiente, além disso, pode até afetar a saúde humana. Os problemas relacionados à infiltração são considerados uma das principais queixas entre os moradores proprietários do imóvel.

Carbonatação

A carbonatação, é um tipo de patologia que está ligada à corrosão do aço, acontece muito pelo fato da atuação dos agentes químicos naquele material. O concreto pode atuar como uma espécie de protetor da armação presente no local, com isso ele consegue evitar os processos corrosivos, entretanto quando isso ocorre de maneira que o gás carbônico consegue penetrar os poros do concreto, ele vai reagindo junto com a umidade do ar formando uma certa acidez, com isso o material vai corroendo, pois consegue chegar no aço.

Para que isso não seja um problema para a construtora, a equipe precisa verificar se a armação foi colocada de forma correta, para que isso não seja um problema na hora de concretar as ferragens, caso elas se desloquem, pode ocasionar os problemas que citamos anteriormente.