A construção civil é uma área totalmente ampla onde diversos procedimentos são realizados diariamente, por isso contratar uma equipe especializada nessas atividades é extremamente necessário para que esses serviços sejam concretizados com total cautela e segurança.
Conheça alguns serviços que estão dentro do canteiro de obras, listamos alguns logo abaixo, acompanhe:
- Reforma
- Demolição
- Retrofit
- Terraplanagem
Esses são os exemplos mais comuns que podemos conhecer em relação a essas atividades, no entanto não podemos esquecer que a área civil é totalmente amplificada e que além desses exemplos que citamos existem diversos outros.
Por isso fique atento ao conteúdo de hoje, pois abordaremos os principais conceitos com relação a reforma na construção civil, observe!
O que é reforma na construção civil? Para que serve?
A reforma na construção civil é feita de diversas formas, uma delas é o retrofit que é uma espécie de reforma onde a estrutura do local não é afetada, a equipe responsável realiza apenas inovações naquele meio, já que a maioria dos locais onde são trabalhadas as atividades ligadas ao retrofit pertencem ao patrimônio cultural.
Temos também a reforma através da demolição, onde o local será completamente destruído para que obtenha uma nova cara ou apenas respire novos ares, o termo novos ares está ligado à mudança.
Como já citamos um pouco em relação aos dois procedimentos ligados à reforma, não podemos esquecer que a mesma é propriamente realizada para que o proprietário do local que está passando por esse serviço, obtenha um local novo e sadio, sem problemas em sua estrutura.
Quais os cuidados ao realizar uma reforma?
A reforma se tornou um dos principais motivos para se obter um ambiente sadio e seguro, muitas pessoas têm buscado esse recurso para obter os melhores aspectos decorativos, no entanto precisamos destacar quais são os principais cuidados na hora de realizar essa atividade, veja abaixo:
- Utilizar o EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- Saber as coordenadas do EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);
- As ferramentas precisam estar em excelentes condições para que esse procedimento seja realizado;
- Os maquinários também precisam estar nas condições ideais para que consigamos executar as atividades.
Saiba quais os motivos para realizar uma reforma:
Infiltração
Os problemas que estão ligados a infiltração ocorrem, isso na maioria dos casos, por falhas da equipe na hora de colocarem os aparelhos hidráulicos. Por consequência dessa má execução, o local começa dar origem às manchas úmidas em suas fachadas, paredes, pisos e teto, e isso pode ser um problema bem complexo para solucionar.
A umidade ocasionada pela infiltração, pode até danificar os aparelhos eletrônicos que residem naquele ambiente, além disso, pode até afetar a saúde humana. Os problemas relacionados à infiltração são considerados uma das principais queixas entre os moradores proprietários do imóvel.
Carbonatação
A carbonatação, é um tipo de patologia que está ligada à corrosão do aço, acontece muito pelo fato da atuação dos agentes químicos naquele material. O concreto pode atuar como uma espécie de protetor da armação presente no local, com isso ele consegue evitar os processos corrosivos, entretanto quando isso ocorre de maneira que o gás carbônico consegue penetrar os poros do concreto, ele vai reagindo junto com a umidade do ar formando uma certa acidez, com isso o material vai corroendo, pois consegue chegar no aço.
Para que isso não seja um problema para a construtora, a equipe precisa verificar se a armação foi colocada de forma correta, para que isso não seja um problema na hora de concretar as ferragens, caso elas se desloquem, pode ocasionar os problemas que citamos anteriormente.
Rachaduras
As rachaduras podem ser causadas nas paredes de alvenaria podendo conter uma abertura de até 3 mm. Esse incidente pode ocorrer no imóvel do proprietário por falhas nos procedimentos realizados pela equipe que prestou o serviço, ou seja, utilização de materiais inadequados, falhas de execução, entre outros.