BLOG

Retrofit: o que é, como funciona, qual o seu significado?

Afinal de contas, retrofit o que é?, sabemos que não é um termo comum utilizado na língua portuguesa, traduzindo do inglês para o nosso idioma, o termo retrofit significa “reformar”, mas que técnica é essa?, como realmente o retrofit funciona nas construções civis?. Essa técnica utilizamos ela para aperfeiçoamento de obras antigas com intuito de melhorias como: prédios, instalações elétricas, hidráulicas e etc. 

O seu principal objetivo é dar avanço a modernidade e com isso dando crescimento as novas tecnologias, veio como um divisor de águas para a inovação de grandes centros urbanos, fazendo com que as construções realizadas pudessem ter uma maior visibilidade. 

Além desse termo está ligado a reestruturação de um certo ambiente, o retrofit também surgiu com a ideia de preservação de algum espaço cultural ou memorial, e isso podemos observar no dia-a-dia, certamente em cidades ao redor do mundo podemos observar muitos monumentos históricos, o retrofit nos permite observar tudo isso.

Retrofit e suas vantagens

Sabemos que algo reformado trará maiores visibilidade para o seu negócio, propriedade, instalação e etc. O retrofit veio para te auxiliar nisso, inovar, então suas vantagens são sempre positivas quando falamos sobre modernização. Aumenta a credibilidade de onde a obra foi realizada e principalmente um conforto e a segurança do local, por consequência uma renovação dos materiais substituindo por novos. 

Obras que realizaram Retrofit no Brasil:

 

Maracanã – RJ

O Maracanã é patrimônio histórico e cultural no país, é um estádio que contém muitas alegrias e tristeza. Nele foi realizada uma obra retrofit que foi finalizada no ano de 2013, o projeto apresentava a conservação das principais estruturas do estádio, o mesmo foi reformado para receber os jogos da copa de 2014.

 

Pinacoteca – SP

É um monumento histórico do estado de São Paulo, que por um certo tempo chegou a ficar abandonado, construído no século XIX. O retrofit realizado no local foi a restauração da rede elétrica, troca do telhado, colocação de rampas e elevadores para dar acesso para as pessoas com deficiência física.

Hotel Fasano – BA

Criado em 1930 no hotel Fasano também foi realizada uma obra retrofit. Nesse hotel foi estruturado completamente, porém sua memória foi preservada, foi necessário a realização dessa obra para que obtivesse as modernizações e trazer segurança aos frequentadores do hotel, já que a estrutura do local tratava-se de antigas construções.

O que é Retrofitting em máquinas? 

Retrofit: o que é esse conceito quando tratamos de máquinas?, o conceito é o mesmo para retrofit quando o assunto é falarmos de máquinas, porém o método utilizado é bem diferente do que definimos no conceito sobre o que é retrofit, na questão das máquinas a ideia não é exatamente reformá-las, e sim criar uma nova utilidade para aquele equipamento, isso tudo é possível pois o avanço da tecnologia é constante e junto com elas vêm novas criações para algo moderno como: aviões, carros, tv, computadores e etc.

Qual a vantagem de um retrofit em máquinas?

Às máquinas modernizadas é um avanço para um mundo globalizado, a facilidade de conectarmos com o outro lado do mundo tornou-se prática devido a todo a esse avanço que a tecnologia ou o trabalho que a retrofit em máquinas proporcionou, com isso conseguimos acompanhar uma notícia que ocorreu a quilômetros de distância chegando em segundos na palma da mão. Industrialmente e na área civil esse trabalho também foi um grande avanço, com as máquinas modernas finalizamos obras em questão de meses, algo que no passado era um problema enorme pelo fato de os trabalhos serem realizados de forma braçal.

Retrofit realizado na demolidora FBI

Nossa empresa trabalha com o melhor para o cliente, o que é o retrofit na demolidora FBI: trabalhamos cuidadosamente na demolição das edificações, removemos equipamentos, instalamos a parte hidráulica e elétrica do local, elevadores, paredes internas e externas, fachadas e etc, sempre reaproveitando totalmente a edificação do local que está sendo realizada a obra. O objetivo é sempre trabalhar com o melhor para o cliente e sabemos que uma obra retrofit é necessário zelo e cuidado, nossa dedicação é o satisfazer do cliente e sempre vamos nos preservar por isso.