BLOG

Retrofit

Com os avanços tecnológicos, múltiplas teorias foram colocadas em práticas, possibilitando inovações e ferramentas mais precisas na vida do ser humano. Áreas como a engenharia progrediram bastante e obtiveram novas recursos. A partir daí, novos termos surgiram nesse campo, sendo o retrofit um deles.

Essa tecnologia é muito promissora, além de ser uma medida sustentável e muito benéfica.

Para saber retrofit significado, confira os próximos tópicos

 

Retrofit o que é?

 

O Retrofit é um procedimento que tem o objetivo de restauras estruturas antigas, preservando a sua arquitetura original. Além disso, adequar essa estrutura à legislação vigente é um papel importantíssimo durante o processo.

Com isso, são feitas reformas com materiais resistentes e de alta qualidade, o que manterá a restauração da estrutura segura e organizada.

Voltando ao termo da legislação, sabe-se, como dito anteriormente, que essa etapa é extremamente necessária. Pois, estruturas mais recentes acabam sendo um pouco modificadas para se adequarem as novas leis.

Então, uma propriedade mais antiga, com certeza, irá se deparar com muitos problemas em relação as leis. Por isso, empresas que executam o processo de retrofit precisam ter conhecimento dessa parte burocrática.

O retrofit engenharia não é apenas um procedimento de troca de peças, blocos de cimento e objetos metálicos. Outros processos como: instalações elétricas, sistema hidráulico são devidamente renovados.

 

Vantagens do Retrofit

 

O retrofit engenharia ganha muito destaque quando o assunto é modernizar a cidade sem deixar de lado a sua história. Pense que o local em que será aplicado o retrofit é muito conhecido pelo seu legado e importância em tempos antigos.

A cidade de Santos, litoral de São Paulo, é um grande exemplo disso. O seu centro carrega uma grande história que poderia ser esquecida se as estruturas antigas não permanecessem na cidade. Pois, com a diversa modernização, muitas casas antigas são demolidas e, posteriormente, há a construção de prédios novos e modernos.

Sendo assim, o retrofit tem a função de modernizar as estruturas antigas, sem que o legado do local seja esquecido. O que torna uma grande vantagem econômica, já que, além dessa vantagem, o local pode se transformar em um ponto turístico, onde muitos viajantes vão querer visitar.

 

Planejamento é a chave para o sucesso!

 

Preservar a ideia arquitetônica é uma das principais características do retrofit, já que ele atua em função de melhorar e aprimorar estruturas, não alterando sua aparência e características originais.

Mas, para isso, o estudo e a análise é extremamente importante. Portanto, estudar previamente e entender o motivo pelo qual essas características originais da estrutura precisam continuar em sua formatação original, é necessário.

Então, a empresa que aplicará o retrofit precisa entender a importância das características da edificação e, só depois disso, aplicar a segunda etapa: a maneira de realizar a tarefa.

Sabe-se que na arquitetura, cada caso é único. Sendo assim, não há uma regra pré-estabelecida para aplicar o retrofit. Em cada projeto terão situações e análises diferentes. Por isso, o estudo centrado e preciso serão a chave para o sucesso.

Então, nesse tipo de procedimento, o envolvimento do proprietário do imóvel e das diversas pessoas que possuam algum tipo de vínculo com a estrutura facilitará as tomadas de decisões. Pois, para se ter uma escolha correta, o importante é entender o que o cliente precisa.

Sendo assim, estabelecer um bom diálogo com os donos aumentarão as chances de acerto do retrofit. Para tudo fazer sentido, as questões econômicas e sociais precisam estar de mãos dadas.

Mesmo que o projeto seja muito relevante, o objetivo também precisa estar alinhado com os impactos ambientais que o projeto pode causar. Por isso, o assunto não apenas sobre modernizar o ambiente, mas, também, se preocupar com o meio ambiente.

Além das informações citadas anteriormente, a empresa encarregada pelo processo de retrofit precisa estar preparada para arrumar outras soluções caso o retrofit não seja uma opção viável. Em alguns casos, a equipe pode optar pela demolição, pois, após análise das demais soluções, causará um de menor impacto ambiental.

 

 

Com as informações apresentadas no artigo, esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas. Por fim, o retrofit significado foi solucionado.

Vale lembrar que uma para se obter sucesso, confiar em uma empresa especializada para esse tipo de procedimento é essencial!