BLOG

Saiba o que é o deslizamento de encostas

Uma das principais causas dos fenômenos naturais estão ligados aos desastres naturais, no Brasil é comum ocorrer deslizamentos de encostas e inundações, principalmente na estação mais chuvosa do ano, ou seja o verão, isso ocorre devido aos acontecimentos pluviométricos que se repetem a todo ano.

Sabemos que as inundações de fato são processos que em relação aos desastres naturais, se trata do que traz mais perdas em relação a economia e a saúde da população daquela região, entretanto o desastre natural que ocasiona maior prejuízo na questão de vítimas fatais.

Vamos abordar muitos conceitos em relação ao deslizamento de encostas como, o que ocasiona o deslizamento?, como evitar? e etc.

Entenda a causa dos deslizamentos:

Os deslizamentos de encostas são considerados um movimento de massa caracterizado por um escorregamento dos materiais sólidos, por exemplo o solo, fragmentos de rocha e etc, isso tudo perante a encosta. O movimento é muito comum nas áreas onde contém o relevo acidentado, e passa despercebido a presença de rachaduras no solo ou nas rochas, isso tudo relacionado a uma série de fatores que estão ligados às atividades humanas, que infelizmente proporcionam o deslizamento de encosta.

Causas naturais que ocasionam o deslizamento de encostas

O que motiva esse fenômeno do deslizamento de encostas, está ligado a uma série de fatores que abordaremos logo abaixo.

. O solo: Solos com pouca compactação ocorre uma grande infiltração de água, eles acabam se tornando vulneráveis ao deslizamento de encosta, esse número aumenta quando ocorre esse fenômeno em rochas que formam elas impermeáveis. Portanto, a água acumula no solo e o deixa com a saturação acima do normal, ou encharcado, isso aumentaria as chances desses abstratos.

. Relevos acidentados e declive: Nas encostas, o ângulo de inclinação das serras e morros são determinantes para os movimentos que ocorrem da massa dando origem a um deslizamento, há uma conservação dos materiais que são inclinados quando o seu ângulo de inclinação for maior conseguimos manter a estabilidade dos materiais. Podemos considerar como encostas perigosas quando a mesma contém um ângulo superior a 20°.

. Chuvas fortes: chuvas bem intensas e concentradas em um determinado local, pode ocasionar e, um deslizamento de encosta, principalmente onde não há uma proteção vegetal que assegura o aclive. O motivo que proporciona esse acontecimento, é o fato de que o volume de água que esse local recebe das chuvas, proporciona escoamentos mais intensos nesse solo, causando rachaduras, com isso a desestabilização do solo é uma consequência desses fatores, isso fará que ele perca sua estabilidade e acaba desmoronando sua estrutura.

Chuvas intensas: chuvas muito fortes e concentradas em um curto período tornam as encostas suscetíveis aos deslizamentos, especialmente aquelas desprovidas de cobertura vegetal. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo provoca escoamentos superficiais mais intensos, o que gera as enxurradas. Esse movimento pode causar a desestabilização do solo, fazendo com que ele perca a sua coesão e desça até a base das encostas.

O que podemos fazer para evitarmos o deslizamento de encostas:

Como já definimos, o deslizamento de encosta são causas naturais que ocorrem na terra, solo e rocha. No entanto, isso também pode ser agravação de atividades humanas, como descartar lixo em locais que pode ocasionar esse problema, logo abaixo citaremos outros exemplos para evitarmos o deslizamento:

. Não juntar o lixo em locais onde há uma inclinação da encosta, e sim colocá-los em ambiente seguro.

. Evite de jogar lixos em barreiras ou vias que proporcionam o aclive, pois este ato pode ocasionar uma pressão na encosta que corre o risco de desmoronar.

. Não faça plantações de quaisquer colheita que vá gerar raízes, pois como o solo do local não é fixo, a realização deste fator pode proporcionar um desmoronamento.

. Não proporcione incidentes que mexa com a estrutura do aclive (o solo), pois isso gera um deslizamento da encosta.

. Evite de realizar procedimentos sem o aval de empresas de segurança ou com a liberação da prefeitura, assim poderemos evitar o deslizamento de encosta.

. Não construir em locais que dificultam a passagem de água da chuva.