BLOG

Sondagem de solo: Entenda sua importância

Um canteiro de obras nos permite realizar diversas atividades que vão conceder um objetivo principal, e qual é esse objetivo? O intuito é entregar em boas condições físicas uma rodovia, ponte, prédio e etc, esse é um dos ideais de uma empresa que presta serviços relacionados a essa área, mas quando tratamos de qualquer conduta relacionada à construção civil, a companhia que prestará os serviços deve saber os cuidados necessário para concretizar a obra, portanto no artigo de hoje, entenderemos como funciona a sondagem de solo para que realizemos com cuidados um trabalho na área da construção, fique atento!

O que é a sondagem de solo?

A sondagem de solo é um processo que consiste na análise de estudos profundos e também o reconhecimento das características como os dos perfis de solo, seu nível de lençol freático, capacidade de carga e por último a resistência das demais propriedades.

Por meio de diferentes métodos e técnicas de investigação geotécnica, os profissionais considerados engenheiros ou arquitetos responsáveis pela obra costumam fazer um estudo extremo sobre as características do terreno antes de iniciar a atividade, resumidamente o mesmo faz uma sondagem de solo.

Saiba como funciona a separação de camadas de solo:

Horizonte O 

Esse é denominado a parte orgânica e é formada pela decomposição dos materiais orgânicos e eles são de origem animal.

Horizonte A

Esse é o Horizonte originado através dos materiais mineralógicos, como o próprio nome nos diz, ele é responsável pelos compostos minerais vindos da rocha mãe (rocha que se descompôs e deu origem ao solo) esse horizonte também representa outras áreas, no entanto a principal é essa que foi relatada. Em boa parte do tempo essa camada apresenta grandes quantidades de materiais orgânicos decompositor, dando origem a outro nome científico, que chamamos de solo humífero.

Horizonte B

É um horizonte de formação totalmente mineral. Em sua camada concentra-se uma grande quantidade de argila e também de oxi-hidróxidos de ferro e do alumínio.

Horizonte C

É o horizonte que transita entre o solo e a sua rocha criadora, que chamamos também de saprolito Esse elemento é formado por sentimentos considerados maiores que o comum e são menos decompostos, no entanto, eles representam o procedimento de decomposição da rocha.

Entenda quais são os tipos de solo:

Solo Argiloso

Esse é um solo tradicional no território brasileiro que facilmente é realizado uma sondagem de solo, ele é considerado muito importante quando o assunto é construção civil, pois esse elemento é principal responsável pela criação da argamassa. Vale destacar que seu uso também é proveniente na fabricação de telhas, tijolos, azulejos e pisos de cerâmica, falando historicamente o solo argiloso foi e ainda é uma das principais fonte de dinheiro de microempreendedores, pois o uso desse material é comum nas regiões mais pobres do país para gerar matéria prima.

O solo argiloso é caracterizado por conter cores vivas e com grande impermeabilidade, no entanto eles são facilmente moldados pela água e com isso possuem maiores dificuldades com relação a desagregação.

Solo Arenoso

Esse elemento é composto por partículas de areias que podem variar com um diâmetro de 0,05 mm a 4,8mm, e como já dito anteriormente sua composição é a areia. Esse material não contém dificuldade com relação a coesão, portanto a sua movimentação é constante, com isso o solo arenoso é considerado o que possui alto índice de permeabilidade.

Esse tipo de solo é considerado um dos maiores desafios quando há uma obra direcionada ao mesmo, pois exige fundações mais profundas utilizando as estacas, de aço ou concreto armado. Normalmente as obras originadas por esse tipo de solo estão ligadas às zonas oceânicas, entretanto quando o assunto é a construção de uma rodovia em um solo arenoso, é considerado vantajoso pois quando ocorrem as chuvas, não se forma o famoso lamaçal que dificulta o procedimento.

Solos Siltosos

Esse tipo de solo é formado por um Slite, que é um nome dado para qualquer material que contém o mineral, e na sua totalidade com relação ao conjunto natural, poderá ser menor que areia, no entanto maior que a argila.

Esse é considerado  mais complicados em relação aos processos da sondagem de solo, pois microscopicamente seu diâmetro contém apenas 0,005 mm a 0,05, ou seja, não é perceptível visualmente, o solo siltoso não contém o mesmo grau de coesão do solo argiloso quando molhado e também não possui sua plasticidade.

Estradas que possuem o solo siltoso em épocas de chuvas formam-se os atoleiros e no período seco proporciona muito pó. São considerados as maiores vítimas da erosão e degradação, com isso exige maiores cuidados na hora de realizar uma manutenção.