BLOG

Soterramento: Saiba como funciona esse procedimento no canteiro de obras

A construção civil contém diversos procedimentos que vão auxiliar na concretização de atividades no canteiro de obras, e hoje vamos citar um desses serviços de vários que compõem o local de obras, vulgo o soterramento, procedimento que tem muita ligação com a terraplanagem.

Por isso observe o conteúdo de hoje, pois abordaremos tudo sobre o soterramento na construção civil, fique atento!

Como é realizado o soterramento?

O soterramento como já vimos anteriormente é um termo utilizado para construção civil, é um processo de planificação do solo, ou seja, torná-lo soterrado e para isso é necessário que os operários presentes no canteiro faça um processo de aterramento do solo, para que assim consigamos realizar os trabalhos com a terraplanagem.

O princípio de tudo para conceder os serviços com o soterramento é a análise biológica da região, como é o seu solo, a vegetação a sua volta, avaliar todos os métodos possíveis para iniciar os procedimentos, vamos checar alguns métodos, para darmos início ao soterramento.

Procedimentos utilizados em obras de soterramento:

Drenagem

Esse processo dependerá de como é o solo da área que será feito o soterramento, se for úmido, será necessário fazer um escoamento da água que se tem naquele território.

Escavar

A escavação é utilizada quando o caminhão que despejou o aterro em grande quantidade é necessário retirar um pouco para evitarmos as grandes quantidades de aterragem. 

Aterrar

Esse procedimento é utilizado no próprio formato do soterramento, despejando a terra no local para darmos início aos serviços de terraplanagem.

Demolir ou remover

O processo de demolição só é utilizado nesse caso, quando o local contém grandes quantidades de elementos que impeçam o soterramento.

Destocar

Tem o mesmo significado do anterior, porém o processo é com plantações e vegetações do ambiente, ou seja fazer também a sua retirada.

Compactar o solo

Para esse procedimento é necessário a utilização de rolos compressores para solidificação do solo.

Todos esses procedimentos são necessários, porém como vimos a sua utilidade dependerá de como se concentra todo o terreno para a realização dos mecanismos citados anteriormente, por consequência disso sempre antes de darmos início a uma obra com soterramento, o estudo do terreno é essencial para a realização das tarefas. Assim evitaremos problemas futuros por decorrência de acidentes devido a causas naturais do solo.

Saiba quais os maquinários auxiliam no procedimento de soterramento:

Escavadeira

São máquinas utilizadas para o processo de escavação, para a sua realização é necessária uma máquina que suporte grandes quantidades de carga e volume. As escavadeiras conseguem retirar aterros com grande facilidade, facilitando o andamento da obra.

Retroescavadeira

Esse equipamento é utilizado apenas para obras de pequeno porte onde não suportariam máquinas como uma escavadeira para a sua realização. Para isso utiliza-se a retroescavadeira, a mesma contém dupla funcionalidade ela se caracteriza com uma pá escavadeira e também a própria pá escavadeira.

Motoniveladora

Como o próprio nome diz, a motoniveladora fará o procedimento de nivelamento do terreno, é diferencial por conta que consegue fazer trabalhos em terrenos com grandes desníveis, e com isso seu uso durante a obra é de extrema importância, caso o terreno contenha os problemas citados.

Empilhadeira

Essa também tem sua grande importância assim como as outras, porém as empilhadeiras têm o papel de fazer o transporte do material que dará o acesso a obra, a mesma tem a utilidade de também retirá-las do local.

Caminhão pipa

O caminhão pipa seu uso dependerá somente da utilidade da obra a ser exercida, por exemplo, em obras onde o ambiente é úmido e prevalece um clima chuvoso, dificilmente terá necessidade de utilizá-lo. Seu trabalho é umidificar o solo e com isso o mesmo se torna compactado e maleável.

Riscos do soterramento 

Uma obra com soterramento deve ser levada em conta os grandes riscos que a mesma pode propor se realizada indevidamente, portanto um grande estudo antes da realização da obra é de extrema importância para a prevenção dos riscos, o terreno devidamente estudado evitará problemas acidentais como erosão, deslizamentos e rachaduras, incidentes que pode colocar pessoas em risco de vida, sejam eles trabalhadores ou pessoas que habitam no local. Isso pode ser evitado caso o administrador contrate um serviço de qualidade para evitar problemas futuros, profissionais do ramo para a realização desta obra.