BLOG

Sucateamento industrial: Veja sua importância

Os materiais recicláveis no canteiro de obras são todos passados pelo processo de sucateamento, isso é muito importante para que consigamos diminuir a questão do impacto ambiental no nosso meio natural, diversos materiais passam por esse procedimento como o ferro, alumínio, cobre e etc, no entanto hoje iremos abordar como funciona o sucateamento na fabricação industrial, acompanhe!

 

O sucateamento industrial é definido da seguinte forma: eles são considerados os resíduos materiais produzidos nas obras e que serão destinados para a sua reciclagem, e nesse procedimento obteremos uma nova matéria prima originada na fabricação deste produto, ou seja, se for o alumínio podemos criar portões, janelas e etc, isso tudo dependerá da origem do material utilizado para o fazermos o sucateamento industrial.

 

Muitas empresas vêm buscando o serviços de sucateamento industrial, é uma forma econômica, obtém uma nova matéria prima, protege o meio ambiente e vários outros fatores que favorecem esse meio de produção. Uma companhia que se preocupa com a natureza e descarta os resíduos de forma correta, certamente essa empresa se preocupa com sua moral e também os valores no papel como órgão social, praticar a reciclagem das sucatas é um método de demonstrar cautela com a população.

Sucateamento industrial: Conheça alguns dos materiais reciclados nesse procedimento

Sucata de cobre

O metal é 100% reciclável, então eles podem ser transformados diversas vezes, com isso diminuindo a sua extração no recurso natural, e vale ressaltar que mesmo sendo reciclado a sua qualidade e desempenho não é afetada de forma alguma, o cobre em si é utilizado em instalações elétricas, pois é um material considerado um dos melhores em relação a condução de energia.

Sucata de alumínio

É um material que pode ser triturado ou até mesmo fundido, com isso gera o seu estado líquido. No resultado desse procedimento podemos obter os lingotes e as chapas de alumínio que auxiliam na fabricação das embalagens.

Sucata de ferro

Sua aplicação é visível na construção mecânica, fazendo até mesmo a substituição do aço, sem que perca suas vantagens. É um material que auxilia na produção dos maquinários, ferramentas, estruturas e etc.

Sucata de aço

É considerado um dos mais recicláveis, são realizados na indústria da siderúrgica nos seus alto-fornos, com isso tornando sua liga de carbono altamente resistente e voltando para a produção no meio de construção.

Entenda como é constituído o sucateamento industrial dos materiais:

Os resíduos constituídos do processo destinado como sucata, são produzidos na fabricação que conhecemos na indústria e também no acabamento dos produtos. Obras que são executadas em diferentes setores é considerada altamente produtora da sucata, como por exemplo, indústria siderúrgica, naval, automobilística e também de construção civil, esses são os principais meios que produzem a sucata.

 

Há muitas pessoas que questionam se a sucata pode ser reciclada e transformada em um novo material, e a resposta é simples e clara. Com toda certeza! 

 

A reciclagem contribui e muito para essa questão natural dos materiais, além disso é surreal os números de diminuição com relação ao impacto ambiental quando as empresas descartam o material no local certo, para que as empresas especializadas consigam realizar o sucateamento industrial, é um procedimento que vêm crescendo muito no decorrer dos últimos anos, muitos comerciantes estão reaproveitando os materiais de origem do sucateamento industrial e destinando a vendas, o que é viável financeiramente e também contribui com a natureza já que não precisará utilizar recursos naturais para a construção do seu material.

 

Abordando números vantajosos com relação a essa prática, muitos estudos mostram que cerca 1.140 kg do minério, 154 kg do carvão e 18 kg de cal, são economizados quando realizamos o sucateamento industrial desses materiais, ou seja, usarmos a reciclagem do mesmo ao invés extrairmos dos recursos naturais é muito mais compensável.