BLOG

Terraplanagem ou Terraplenagem

Independente do termo utilizado ambas possuem o mesmo significado terraplanagem ou Terraplenagem no dicionário, o uso de qualquer uma não altera o seu conceito,  e esse termo é utilizado para falarmos de obras em construções civis, como veremos a seguir:

A terraplanagem ou Terraplenagem como dito anteriormente é um termo utilizado para construção civil, é um processo de planificação do solo, ou seja torná-lo plano e para isso é necessário realizar retiradas do mesmo, para que se obtenha uma região firme.

 

Como é feita a terraplanagem

O princípio de tudo é a análise biológica da região, como é o seu solo, a vegetação a sua volta (como removê-la), avaliar todos os métodos possíveis para iniciar os procedimentos. vamos checar alguns métodos, para darmos início a Terraplanagem ou Terraplenagem.

Drenagem

Esse processo dependerá de como é o solo da área que será feita a Terraplanagem, se for úmido, será necessário fazer um escoamento da água que se tem naquele território.

Escavar

Processo que é utilizado para remover a terra do solo que está sendo feita a terraplanagem ou Terraplenagem.

Aterrar

Apenas necessário ser utilizado em solos com poucas terras.

Demolir ou remover

Utilizamos essa técnica caso haja edifícios ou construções que impeçam a obra, sendo necessária sua demolição ou remoção.

Destocar

Tem o mesmo significado do anterior, porém o processo é com plantações e vegetações do ambiente, ou seja fazer também a sua retirada.

Compactar o solo

Para esse procedimento é necessário a utilização de rolos compressores para solidificação do solo.

Todos esses procedimentos são necessários, porém como vimos a sua utilidade dependerá de como se concentra todo o terreno para a realização dos mecanismos citados anteriormente, por consequência disso sempre antes de darmos início a uma obra com terraplanagem, o estudo do terreno é essencial para a realização das tarefas. Assim evitaremos problemas futuros por decorrência de acidentes devido a causas naturais do solo.

Quais equipamentos são utilizados em uma obra de terraplenagem ou terraplanagem

Escavadeira

São máquinas utilizadas para o processo de escavação, para a sua realização é necessária uma máquina que suporte grandes quantidades de carga e volume. As escavadeiras conseguem retirar aterros com grande facilidade, facilitando o andamento da obra.

Retroescavadeira

Esse equipamento é utilizado apenas para obras de pequeno porte onde não suportariam máquinas como uma escavadeira para a sua realização. Para isso utiliza-se a retroescavadeira e a mesma contém dupla funcionalidade ela se caracteriza com uma pá escavadeira e também a própria pá escavadeira.

Motoniveladora

Como o próprio nome diz, a motoniveladora fará o procedimento de nivelamento do terreno, é diferencial por conta que consegue fazer trabalhos em terrenos com grandes desníveis, e com isso seu uso durante a obra é de extrema importância, caso o terreno contenha os problemas citados.

Empilhadeira

Essa também tem sua grande importância assim como as outras, porém as empilhadeiras têm o papel de fazer o transporte do material que dará o acesso a obra, a mesma tem a utilidade de também retirá-las do local.

Caminhão pipa

O caminhão pipa seu uso dependerá somente da utilidade da obra a ser exercida, por exemplo, em obras onde o ambiente é úmido e prevalece um clima chuvoso, dificilmente terá necessidade de utilizá-lo. Seu trabalho é umidificar o solo e com isso o mesmo se torna compactado e maleável.

Riscos da terraplanagem 

Uma obra com terraplanagem deve ser levada em conta os grandes riscos que a mesma pode propor se realizada indevidamente, portanto um grande estudo antes da realização da obra é de extrema importância para a prevenção dos riscos, o terreno devidamente estudado evitará problemas acidentais como erosão, deslizamentos e rachaduras, podendo então colocar pessoas em risco de vida, sejam eles trabalhadores ou pessoas que habitam no local. Isso pode ser evitado caso o administrador contrate um serviço de qualidade para evitar problemas futuros, profissionais do ramo para a realização desta obra.

 

Por que contratar a Demolidora FBI.

É uma das empresas mais renomadas no mercado atual, que não só atua no ramo da terraplanagem mas também em grandes obras da área civil, desde 1986 atuando com profissionalidade excelência em sua equipe e nos serviços prestados, sempre visamos o melhor conforto para o cliente, e sua segurança é uma de nossas prioridades. No mercado sempre haverá empresas com a mesma funcionalidade no ramo, porém nossa empresa frisa a credibilidade dos clientes.