Esse é considerado um dos procedimento mais utilizados na construção civil, a escavação é um mecanismo utilizado desde a nossa pré história, obviamente que hoje com o auxílio da tecnologia ele evoluiu e consequentemente ficou mais fácil. Nesse artigo nós vamos abordar quais são os tipos de escavações existentes e quais maquinários ajudam a realizar essa atividade.
A escavação é um procedimento de furos em valas que compõe um solo e o seu principal objetivo é iniciar as marcações ou fundações da obra, para realizar esse processo é preciso utilizar máquinas de grande porte, porém quando o assunto é escavação de pequeno alcance, elas são realizadas manualmente e as ferramentas que auxiliam nessa atividade são as enxadas, picaretas, escavadeiras, pás e etc.
A escavação é considerada umas das principais tarefas dentro de um canteiro de obras, pois ela é essencial para sustentação da estrutura que será construída. Portanto a equipe que fará o procedimento de escavação no local de obra, deverá conter a experiência necessária para que não ocorra acidentes e o operário deve zelar pela vida de todos presentes no ambiente de trabalho.
Se você está na procura de uma equipe especialista em escavação, leia com atenção esse artigo para entender o que é esse procedimento e após o término procure a empresa certa para atender os seus pedidos.
Veja quais são os processos de escavações:
Escavação de primeira categoria
Nesse tipo de escavação são envolvidos os solos no contexto geral, sejam eles residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, onde o diâmetro máximo suporta uma quantidade de 0,15 m de profundidade, não contando com o teor de umidade localizada no solo.
Escavação de segunda categoria
Esse tipo de escavação envolve os solos sedimentares neste procedimento ocorre a retirada das rochas através da deterioração, o mesmo ainda oferece menor resistência na hora que a escavação é executada, facilitando o processo. Nessa categoria estão incluídos os blocos rochosos e esse material possui um volume abaixo dos 2 metros cúbicos e suas pedras contém um diâmetro equivalente a cerca de 0,15 a 1m de profundidade.
Escavação de terceira categoria
Nesse tipo de escavação estão envolvidos os materiais que apresentam uma boa resistência em relação a desmonte mecânico, portanto para realizar o procedimento com esses materiais é preciso utilizar explosivos. Nessa categoria encontram-se os blocos de rochas cujo diâmetro é maior que 1m e o seu volume ultrapassa os 2m³.
Conheça os maquinários que ajudam nesse procedimento:
Miniescavadeira
É válida para trabalhos em pequenos espaços, vale destacar que a miniescavadeira tem preferência na boa produção e agilização no serviço. O raio onde pertence seu giro, é zero, por tratarmos de uma máquina extremamente pesada, ela possui um desempenho mais elevado em relação aos outros equipamentos.
Minicarregadeira
É definida como uma carregadeira, porém com medidas menores, são em projetos que envolvem a construção de pavimentos, pode receber diferentes funções como vassoura, rompedor hidráulico, garfo pallet, fresadora ou perfuratriz. Nos ajuda na questão de coleta ou bagagem dos materiais.
Pá carregadeira
Seu uso é bem versátil, são usadas para execuções mineradoras, serve até para carregamento de navios, caminhões, etc.
Retroescavadeira
São essas as máquinas que mais se utilizam em obras pesadas. Sua funcionalidade é a escavação de valas e as redes, transportar os materiais e também caso necessário, carregar caminhões.
Escavadeira
Primeiramente falaremos dela, a escadeira, cujo tem a sua utilidade para executar finalidades com aterro, desaterro, carregamento de caminhão e auxilia também na escavação de diâmetro. É um equipamento que oferece muita produção, sua manutenção fica a encargo de especialistas no ramo, pois seu maquinário é composto por eletrônicos.
Trator de Esteira
É um trator que tem como funcionalidade a sua movimentação nas esteiras, que são programadas através de um sistema mecânico de transmissões. É muito comum encontrá-los em locais de difícil acesso, com procedimentos de atividades pesadas como a terraplanagem e a própria escavação, que contribuem na remoção das máquinas.