Certamente em algum momento da vida, você já ouviu falar sobre o termo guindaste, porém já parou pra pensar, qual é a sua utilidade? Para que serve? Ou melhor, quais são os tipos de guindastes. Vamos esclarecer todas as dúvidas.
O guindaste é considerado um ótimo equipamento dentro da construção civil, ele contém a funcionalidade de erguer e movimentar materiais consideravelmente pesados ou não. O guindaste é um maquinário que tem o formato de uma torre móvel, na sua estrutura possui cabos, roldanas, ganchos e uma cabine de controle para que o operário consiga executar suas tarefas. Atualmente há muitos tipos de guindastes e em relação a este maquinário, sua estrutura pode conter uma base fixa ou não, isso dependerá de qual procedimento a equipe utilizará para a realização do serviço. Podemos ressaltar também que como há diversos tipos de guindastes, o modelo do equipamento que será trabalhado dependerá do serviço que será feito no local e isso corresponde ao tamanho, sustentação e por último a aparência do equipamento utilizado.
Com relação a utilidade do guindaste no cenário de obras, esse maquinário possui um içamento que faz os movimentos na direção que o operário deseja, são realizados na direção vertical ou horizontal, o uso desse desse equipamento é muito visível quando estamos tratando de locais como o polo industrial ou um canteiro de obras. O guindaste foi feito para facilitar os procedimentos com relação ao levantamento de cargas.
Podemos declarar que ficou claro a seguinte questão: O guindaste é um maquinário extremamente importante na construção civil, contudo o que você precisa saber que para a sua utilização é preciso contratar uma equipe totalmente profissional e que consiga executar com perfeição esses procedimentos, pois não devem conter erros, portanto antes de realizar qualquer operação, contrate uma empresa segura para executar as tarefas com esse maquinário.
Veja quais são os tipos de guindastes:
Guindastes torre
O guindaste torre foi feito para realizar procedimentos em construção de edifícios considerados altos. Eles são fixados em através do aparafusamento nas placas de concretos que são feitas no solo, logo a estrutura desse maquinário é fixa. Esse guindaste consegue levantar cargas chegando até 35 toneladas e seu uso é muito comum em projetos que são de longo prazo.
Guindaste veicular do tipo articulado
Esses guindastes são fixados em um chassi de um veículo específico, por isso que foi proporcionado esse nome para esse tipo de maquinário, vale destacar que o nome articulado tem relação também com o sistema de regulagem desse equipamento, que permite o movimento de cargas médias e grandes com maior precisão e agilidade, com isso segundo especialistas esse é o guindaste considerado mais seguro.
Guindaste Esteira
Esse equipamento pode ser utilizado em serviços mais complexos como as atividades agrícolas, gás e indústria do petróleo. Este tipo de guindaste o responsável pela obra consegue manter o mesmo em terrenos acidentados ou nas plataformas móveis, isso dependerá do serviço que a empresa estará prestando. Como esse guindaste possui um controle sobre o seu peso, isso permite que ele consiga levantar cargas com mais de 800 toneladas, tornando um equipamento muito eficiente para exercer sua função.
Caminhão Munck
O caminhão munck é considerado um guindaste que será usado no canteiro de obras, para exercer atividades que levarão pouco tempo para serem concretizadas, portanto esse maquinário consegue ser utilizado em diversos tipos de terrenos e muitas empresas preferem o caminhão munck apenas para executar serviços rotineiros, por exemplo, a retirada de uma árvore. Esse veículo realiza atividades em locais considerados pavimentados, ou seja, há circulação de pessoas, e o mesmo faz esse procedimento em hospitais, edifícios comerciais, shoppings e pontes, porém o seu alcance máximo com relação ao levantamento de peso é de 25 toneladas.
Caminhão guindaste
O caminhão guindaste é considerado um dos mais versáteis com relação a sua utilização dentro de um canteiro de obras, é muito comum na utilização do reboque e transporte dos materiais. Esse maquinário contém um guindaste hidráulico e uma plataforma plana que permite erguer os materiais presentes no local, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte, suportando cerca de 22 toneladas.