BLOG

Tipos de manutenção: conheça as principais na construção civil

No canteiro de obras são exercidas inúmeras atividades diariamente, a equipe responsável faz produções em série a todo vapor, no entanto alguns imprevistos podem ocorrer quando estamos trabalhando na construção, certo? Nesse artigo vamos entender a importância da manutenção na construção civil.

 

Os imprevistos no canteiro de obras ocorrem comumente como citado anteriormente, mas isso não deve influenciar no atraso total do serviço, por exemplo, um maquinário específico que está sendo utilizado quebra de forma inesperada, se a equipe que vem realizando os trabalhos conter o respaldo da manutenção na empresa, poderá consertar o equipamento no local mesmo, assim reduz os custos da empresa e também a obra pode fluir de maneira progressiva, no entanto temos que destacar se caso o imprevisto em relação a quebra desse maquinário seja algo mais complexo, provavelmente o serviço precisará pausar por um tempo, mas o fato de a empresa conter os funcionários específicos para manutenção, o beneficia financeiramente e também diminui o intervalo de conserto do maquinário.

 

Uma empresa que zela pela vida do seu trabalhador, certamente essa companhia realiza serviços de qualidade, então quando for procurar serviços na área da construção civil, certifique-se sobre a empresa nessa questão da manutenção, para que possamos preservá-los a vida dos funcionários e obviamente das pessoas que se encontram no local.

 

Entenda a importância de efetuar uma manutenção:

 

Uma manutenção quando realizada periodicamente, pode gerar informações sobre vários problemas que o maquinário está aderindo com os procedimentos realizados no canteiro de obras, no entanto como a empresa possui o funcionário que exerce essa atividade e o mesmo pratica a manutenção diariamente, ele poderá avisar a equipe que está no comando da obra, que o maquinário não contém condições de trabalho e assim o manutencionista realizará o conserto da mesma.

 

Diminui os custos

 

Quando contamos com uma equipe especializada nos conceitos da manutenção, de certo modo os custos com relação ao conserto do equipamento são reduzidos, pois sua empresa conta com funcionários para esse imprevisto. Portanto, além de economizarmos financeiramente para realizar o conserto do maquinário, a manutenção nos permite fluir a obra rapidamente. 

 

Prolonga a vida útil do maquinário

 

Obviamente, que se a empresa contém uma equipe que presta serviços de manutenção, os danos com relação ao maquinário serão bem menores, caso esse procedimento não estivesse ocorrendo, com isso a vida útil do equipamento aumenta ajudando beneficamente na produção constante de trabalho.

 

Diminui os riscos de acidentes

 

Esse é o ponto de maior destaque com relação ao citados anteriormente, a redução dos riscos de acidentes é o fator que comprova a importância da manutenção, como já ressaltamos diversas vezes que o equipamento precisa de uma revisão contínua, é pelo fato de que um maquinário com desgaste pode gerar diversos riscos em relação ao local que está sendo realizado o serviço ou pior operadores que estão exercendo suas atividades correm o perigo de sofrer algum acidente e vir a óbito, ou seja, a segurança e o zelo pela vida deve ser preservado, as empresas precisam salientar todas essas questões para que não ocorra erros inadmissíveis.

Tipos de manutenção: 

Manutenção Preditiva 

Esse tipo de manutenção permite que as empresas antecipem  problemas organizando as intervenções necessárias baseadas em previsões. Com isso, é possível limitar as despesas provocadas por falhas inesperadas e interrupções na produção. 

 

Manutenção Preventiva 

Esse tipo de manutenção é efetuado pelos técnicos responsáveis antes que ocorra qualquer falha ou mau funcionamento. A manutenção preventiva pode ser agendada em uma escala baseada em tempo ou uso. 

 

Manutenção Planejada 

manutenção planejada consiste em identificar e tratar as anormalidades dos equipamentos antes que eles produzam falhas ou perdas. 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva acontece quando já encontra-se uma falha, substituindo peças e componentes afetados, com o objetivo de corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenha sofrido alteração em seu funcionamento.